Encontro cultural na USP promove workshop, conferência e apresentação de coral e teatro

Entre os destaques, conferência e apresentação da peça “Diana”, do ator, diretor e dramaturgo Celso Frateschi

25/05/2022 - Publicado há 2 anos

O Encontro CULTURA em Diálogo, organizado pelos Grupos Coordenadores das Atividades de Cultura e Extensão dos campi de São Carlos e Ribeirão Preto, o Centro Cultural da USP em São Carlos, o Teatro da USP (São Carlos e Ribeirão Preto), a Seção de Atividades Culturais de Ribeirão Preto e o Coral da USP (Ribeirão Preto e São Carlos), apresenta nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, o wokshop Recursos Humanos e Técnicos para a produção cultural na USP, com Rogerio Candido, do Teatro da USP (Tusp), Mario de Castro e Gustavo Viggiano, ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Neste mesmo dia, às 13h30 tem apresentação do Coral da USP São Carlos, com regência do maestro Sérgio Alberto de Oliveira, direto da marquise da Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC) da USP, com transmissão via YouTube. Às 14 horas tem a conferência Cultura, Universidade e Cidade, com o ator, diretor e dramaturgo Celso Frateschi e mediação de Claudia Alves Fabiano, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC. Às 20 horas, no Teatro do Sesc em São Carlos, Celso Frateschi apresenta o espetáculo Diana.

Fórum de Políticas Culturais

Para fechar o Encontro Cultura em Diálogo, na sexta-feira, 27/5, via zoom, tem o Fórum de Políticas Culturais na USP – campi Ribeirão Preto e São Carlos, onde serão discutidas concepções de cultura, arte, políticas de ação e gestão cultural e produzido um documento-síntese a ser enviado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com vistas a contribuir para o fortalecimento das políticas culturais na Universidade. O link para participação será enviado após inscrição.

E no encerramento, às 20h, Celso Frateschi apresenta o espetáculo Diana, no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto.

Encontro Cultura em Diálogo

O objetivo do evento, que teve início no último dia 23 de maio, é lançar um foco de luz nos setores culturais dos campi USP do interior do Estado, de modo a compreender melhor as suas formas de trabalho, necessidades estruturais e financeiras e redes de colaboração criadas ao longo dos anos nas cidades onde atuam.

O GrACEx e GCACEx têm a missão de fomentar a política de ação cultural e extensão universitária de seus campi, com base nas diretrizes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Em consonância com essa missão, propõe-se – de forma inédita – com o Encontro Cultura em Diálogo, a realização de uma semana de ações culturais conjuntas, envolvendo mesas-redondas, conferências e encontros formativos com vistas a uma reflexão sobre ações e programas de cultura e extensão, além de apresentações artísticas, dirigidas às comunidades interna e externa. O formulário para inscrição nas atividades do evento está disponível aqui.

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP