Projeto Música Criança mantém aulas virtuais

As formações do projeto seguem on-line em decorrência do agravamento da pandemia no primeiro trimestre de 2021

16/03/2021 - Publicado há 3 anos

As aulas do projeto Música Criança de São Joaquim da Barra, que tem apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, serão mantidas em ambiente virtual até que haja estabilização da pandemia de covid-19 e uma normalização geral da volta às aulas presenciais. A medida, que visa a proteger alunos e professores de possíveis contaminações, vem ao encontro de ações municipais e estaduais para conter a disseminação do novo coronavírus enquanto não há vacinação em massa. O formato on-line de aulas vem sendo oferecido desde 2020 e teve grande aceitação por parte de pais e alunos do

Projeto conta com 180 alunos matriculados e oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais Foto: Aloander Oliveira

projeto. De acordo com o coordenador pedagógico, Ladson Bruno Mendes, o Música Criança segue o planejamento inicial das aulas de Ensino a Distância (EAD). “Vamos manter o formato on-line que foi muito bem-aceito e obteve sucesso no processo pedagógico. Temos praticamente 97% dos alunos matriculados participando efetivamente das aulas”, explica.

O coordenador ressalta, ainda, a importância de seguir os protocolos sanitários vigentes e pede união. “Neste momento é preciso que todos façam sua parte para conter a disseminação do vírus e isso envolve o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos.”

Hoje o projeto conta com 180 alunos matriculados e oferece aulas gratuitas de canto coral, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta, trompete, trompa, trombone e tuba. As aulas vêm acontecendo individualmente e com atividades coletivas, em plataformas como o Zoom,  quando é ao vivo, e com recursos de vídeo gravado para melhor adaptação dos alunos. Essa flexibilização também colabora para garantir a adesão dos alunos à plataforma digital.

O projeto Música Criança (ano 2)  é mantido pelo  Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do governo federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, proposto pela empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A, Venturoso, Valentini & Cia Ltda. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo.

Com informações de Marcela Moreira, assessora de Imprensa do projeto.