“GravAção” é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (16/4)

Os trabalhos realizados pelos alunos durante o curso “GravAção” serão exibidos no dia 22 de abril, no Festival de Curtas-Metragens no Cine Clube Cauim

Publicado: 16/04/2024
Festival de Curtas Metragens no Cine Clube Cauim – Foto: Canva
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (16/4) traz como destaque GravAção, um curso de dez meses dedicado a proporcionar experiências no campo audiovisual para jovens não apenas da região e Ribeirão, mas de todo o Sul do Brasil. Para mostrar para o público geral os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do último ano, o Cine Clube Cauim, inaugura, no dia 22 de abril, o Festival de Curtas Metragens. O evento terá início às 10h30, na Rua Olavo Bilac, 135, e para mais detalhes sobre o curso e o Festival de Curta Metragens, o Express Cultura entrevistou Marcela Baggini, assistente de coordenação do GravAção.

O Sesc apresenta o longa How To Have Sex, da diretora Molly Manning Walker, e classificação indicativa de 16 anos. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência e 70 lugares, que podem ser ocupados por ordem de chegada. O filme começa às 19h30, no Auditório do Sesc.

Há três filmes em cartaz na Casa Belas Artes. Às 14h, está em exibição o longa Até o Cair da Noite, do diretor Christoph Hochhäusler. O filme narra a história de um agente secreto, Robert, que tem a missão de prender um traficante perigoso. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.

Às 16h, é a vez do filme Domingo à Noite, dirigido por André Bushatsky e com classificação indicativa de 14 anos. No longa acompanhamos a vida de Margot, 75 anos, e uma das maiores atrizes do Brasil. Casada há mais de 50 anos com Antônio, um escritor premiado que vive com Alzheimer avançado, ela vê sua vida mudar completamente quando descobre que também tem Alzheimer.

Para fechar a programação da Casa das Belas Artes, às 19h será exibido o filme Nada Será Como Antes, da diretora Ana Rieper, com classificação indicativa de 10 anos. O documentário mostra o processo criativo dos músicos: Lô Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva e Wagner Tiso, responsáveis pela criação dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2.

A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

No Museu da Imagem e do Som, o MIS, está em exibição o filme Em 97 Era Assim, do diretor Zeca Brito. Com classificação indicativa de 16 anos, essa comédia adolescente conta a história de Renato, um garoto de 15 anos, e seus três melhores amigos que querem perder a virgindade. O filme será às 18h30, no MIS, na Rua Cerqueira César, 371. A sessão é gratuita.

O pianista Cristian Budu, se apresenta nesta terça-feira, no Theatro Pedro II, às 20h. No concerto, o artista apresenta músicas autorais do seu novo álbum, Pianolatria. O álbum presta uma homenagem à história do piano na música brasileira. Os ingressos estão disponíveis para venda on-line no site do Sesc, com valores de R$ 12 para Credencial Plena, R$ 20 para meia-entrada e R$ 40 para inteira.

Já estão abertas as inscrições para o concurso de bandas do João Rock. A banda vencedora vai ter a oportunidade de tocar no palco do festival. Para participar, a banda tem de ter músicas autorais em português e os integrantes mais de 18 anos. A primeira etapa acontece com votação popular onde são selecionados 20 grupos, que passam pelo júri técnico até sobrar somente uma banda. O João Rock é um dos principais festivais de música do interior, e nessa edição conta com mais de 20 atrações, desde Djavan, CPM 22 e Ney Matogrosso até Pitty, Duda Beat e Djonga. O evento será em 8 de junho, no Parque Permanente de Exposições.

Em parceria com a gravadora Supernova, o Festival Planeta Urbano também está com inscrições abertas para novas bandas e artistas que queiram tocar no palco do festival. As inscrições se encerram nesta terça-feira e para participar basta seguir os passos indicados no Instagram @festivalplanetaurbano. O Planeta Urbano será no dia 11 de maio no CHF Espaço Cultural.

Após um período de nove anos de reformas, o campus de Ribeirão Preto da USP celebrou a reinauguração da Biblioteca Central e do Teatro do Campus. A Biblioteca Central conta com salas de estudo em grupo e individual, além de uma ampla variedade de serviços, incluindo uma livraria da Edusp. O acervo de mais de 120 mil livros está disponível para serviços de empréstimos, consultas e devoluções de livros. O Teatro do Campus recebeu melhorias em seu palco, fosso da orquestra, teto, paredes e telhado, possui 326 lugares na plateia e está pronto para todo tipo de apresentações culturais, como espetáculos de música, teatro e dança.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.