Programação do final de semana da Feira do Livro é o destaque do “Express Cultura” desta sexta-feira (18/8)

A Feira do Livro traz uma variedade de eventos que celebra a literatura, a música, a dança e diversos outros aspectos da cultura nacional

 18/08/2023 - Publicado há 8 meses
Por
Artistas, musicistas e escritores que se apresentam nesta 22° Edição da Feira do Livro – Foto: Divulgação da Feira Internacional do Livro
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta sexta-feira (18/8) traz como destaque a programação da Feira Internacional do Livro em Ribeirão Preto (FIL-RP). Nesta sexta-feira, na Feira do Livro, uma variedade de eventos celebra a literatura, a música, a dança e diversos outros aspectos da cultura nacional. Em destaque, às 17h, a poeta e tradutora Bruna Beber, um dos principais nomes da literatura jovem brasileira, inicia um bate-papo no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. Às 18h30, na sala principal do Theatro Pedro II, o jornalista, repórter e escritor Caco Barcellos faz palestra sobre seus 40 anos de experiência na cobertura de assuntos relacionados à injustiça social e à violência, seus primeiros passos na profissão e o porquê nunca se afastou da reportagem de rua. Mais tarde, o violonista indicado ao Grammy Diogo Figueiredo toca na Praça XV de Novembro, às 19h. Para encerrar a programação da Feira do Livro desta sexta-feira, às 20h30, na sala principal do Theatro Pedro II, uma das mais importantes artistas nacionais, a atriz e cantora Zezé Motta, realiza a conferência Um Canto de Luta e Resistência, que fala sobre temas de luta e resistência do povo negro no Brasil.

Sábado é mais um dia de intensa programação cultural na Feira do Livro. O bate-papo das 14h30, no auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, é com a culinarista e apresentadora da televisão brasileira Bela Gil e o neurocientista Sidarta Ribeiro, sobre a histórica desvalorização do ato de cozinhar. Às 16h, no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, a discussão é sobre o primeiro livro da escritora Carla Madeira, Tudo é Rio, que agradou o público brasileiro já na sua primeira publicação. Já às 19h, no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace, o destaque é a roda de conversa com Carlos Assumpção, professor, advogado e escritor, além de ativista de movimentos negros, culturais, políticos e sociais na capital do estado de São Paulo. No final da programação, às 19h, o Sesc realiza o espetáculo musical Buda, com a banda Mirim, que narra a busca pela felicidade a partir da filosofia budista. Eles se apresentam na sala principal do Theatro Pedro II. Lembrando que todos os eventos são gratuitos.

No domingo, último dia da Feira, os eventos são diversos. Logo pela manhã, ocorre a apresentação musical  E no Entanto é Preciso Cantar, com o Coral Voz Ativa, tocando repertório de grandes compositores, como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, às 11h, no Auditório Pedro Paulo da Silva. Às 14h30, no Auditório Meira Júnior, ocorre o Salão de Ideias de Empreendedorismo nas Comunidades, com Preto Zezé, escritor e presidente global da Central Única das Favelas, a CUFA, para falar sobre potências empresariais nas favelas. O último evento do domingo é a estreia do EDUKA, espetáculo que gira em torno da educação e da aprendizagem, com a Banda Mirim, às 19h, na sala principal do Theatro Pedro II. Para ter acesso à programação completa da Feira, acesse o site: www.fundacaolivroeleiturarp.

O sétimo Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto terá sua abertura nesta sexta-feira com o espetáculo Brenda Lee e o Palácio das Princesas. O espetáculo, com classificação indicativa de 14 anos, narra a história de Brenda Lee, reconhecida como a fundadora da primeira casa de apoio para pessoas com HIV/aids do Brasil, além de uma pensão destinada a travestis que, em sua maioria, vivem da prostituição. O espetáculo começa às 20h, tem duração de 2 horas e vinte minutos e será apresentado no Teatro Municipal, na Via São Bento, nos Campos Elíseos. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento na bilheteria do Teatro. A programação do Festival vai até 6 de setembro.

Em apoio à diversidade cultural, o Museu Casa de Portinari, que fica em Brodowski, será palco de uma batalha de rima, uma disputa de versos na qual os participantes se enfrentam e quem executa os melhores versos, contando com apoio e votação da torcida, vence. O objetivo do evento é fomentar a participação democrática, o uso saudável do espaço urbano e a promoção do debate público. A batalha vai ocorrer na Esplanada do Museu Casa de Portinari, que fica na Praça Cândido Portinari, 298, no centro de Brodowski, às 19h, com entrada gratuita.

A Trupe Benkady, grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, realiza o espetáculo Sons d’Oeste. A peça mergulha na sonoridade da natureza, combinando uma variedade de instrumentos de percussão em um diálogo de ritmos que abrange desde tradições ancestrais até os tempos atuais. Com dança e música autênticas, Sons d’Oeste oferece um olhar sobre as questões sociais presentes na cultura africana, destacando paralelos com a sociedade contemporânea do Brasil. A apresentação, com duração de 1 hora, acontece hoje e amanhã às 20h, e domingo às 19h, gratuitamente, no Teatro do Sesi, na Rua João Ignachiti, 20. Reserva de ingressos em www.sesisp.org.br, clicando em “meu sesi”.

Já neste sábado, o Teatro Municipal apresenta o espetáculo A Tribo, um conflito entre a liberdade individual e o dever para com o País em tempos de guerra através da história de Claude. O personagem precisa escolher entre ir para a guerra e servir o País ou permanecer com sua tribo e seguir seus princípios pacifistas e de amor. A apresentação conta com a produção do Porão: Produções Culturais, e tem entrada gratuita. O espetáculo tem início às 19h, no Teatro Municipal.

Este sábado é mais um dia de Oficinas de Culinária Italiana, com a preparação de risotto alla milanese e funghi porcini e salsiccia. A série das oficinas acontece todo sábado, quinzenalmente, às 10h, no Museu da Casa da Memória Italiana, na Rua Tibiriçá, 776. Cada encontro é dedicado a um prato italiano e a taxa de inscrição para cada dia é de 60 reais. Ao final de cada oficina, os participantes vão poder degustar o prato do dia. Os interessados devem fazer as inscrições pelo telefone (16) 9042750 ou pelo WhatsApp (16) 99760-9946.

Mais tarde, o Trio Marys apresenta um show no Teatro Minaz. O Trio Marys é um grupo vocal formado em 2020 em Ribeirão Preto pelas cantoras Flávia Gattás, Luana Liaw e Thaise Giunco. Elas apresentam diferentes estilos musicais em seu repertório, desde pop, rock e música brasileira até jazz e blues. O trio sobe ao palco do Teatro Minaz, que fica na Rua Carlos Chagas, 273, às 19h, com o show Sucessos Através do Tempo, trazendo canções de grandes nomes como Amy Winehouse, The Chordettes, Queen, Beatles e vários outros. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser adquiridos no site minaz.com.br/programacao.

Neste domingo, às 14h, começa a 19° edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Ribeirão Preto, em defesa da diversidade de gênero, do resgate da importância da luta e da conscientização pelo direito de uso do nome social das pessoas. Realizada pela ONG Arco-Íris, com apoio da Prefeitura Municipal, a parada tem concentração no cruzamento das Avenidas Nove de Julho com Portugal e termina na Avenida Costabile Romano, na Arena Eurobike.

O Teatro Santarosa apresenta Nico e Seu Onofre, contando a história da Cuca. Com classificação livre, o espetáculo narra a história da bruxa e feiticeira do folclore brasileiro, a Cuca, com intervenção dos protagonistas Nico e Seu Onofre, que interagem com o ser místico em uma apresentação infantil. A apresentação é no Teatro Santarosa, na Praça Rotary Club, 325, na City Ribeirão, às 18h. Para adquirir o ingresso, é necessário chegar uma hora antes do espetáculo e entregar 1kg de alimento não perecível. 

Na peça Qorpo Santo: O Dramaturgo Para Além de Seu Tempo, o protagonista, Qorpo Santo, procura demonstrar coerência em cena, desafiando o olhar dos que o consideram louco. Qorpo Santo é um pseudônimo para José Joaquim de Campos Leão, conhecido como dramaturgo, poeta, jornalista, tipógrafo e gramático brasileiro. O espetáculo começa às 19h,  é classificado para maiores de 14 anos e será na Casa das Artes, na Avenida Caramuru, 3556. Os ingressos para a apresentação devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes do evento. O projeto integra a sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto. A atividade é gratuita.

Ainda no domingo, o Teatro Minaz apresenta O Concerto das 18, uma série gratuita de concertos que serão realizados mensalmente, sempre aos domingos no final da tarde, pelo Quarteto Minaz de Cordas e convidados. O quarteto é um novo grupo da Cia Minaz integrado pelos violinistas Anderson Castaldi e Adrean Rodrigues, o violista William Rodrigues e o violoncelista Pedro Pasqualatto. Neste domingo, às 18h, no Teatro Minaz, ocorrem peças de Mozart, Schubert, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga e Zequinha de Abreu, com participação do quarteto vocal da Cia Minaz.

*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh, Mel Vieira e edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.