A Rádio USP Ribeirão Preto firmou uma parceria com o Grupo de Estudos Climáticos (Grec) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP para produzir o Boletim Climatológico Mensal, que vai ao ar no último dia útil de cada mês.
O Grec é composto por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores dedicados ao estudo e monitoramento das condições climáticas e atmosféricas, tanto no Brasil quanto globalmente. Fundado com o objetivo de investigar os fenômenos climáticos e suas consequências, o Grec atua na previsão de eventos extremos, na análise de tendências climáticas e na elaboração de cenários futuros que ajudam a orientar políticas públicas e estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
O grupo é coordenado pelo professor Tércio Ambrizzi, especialista em climatologia e mudanças climáticas, e pela professora Rosmeri Porfírio da Rocha, que foca suas pesquisas em meteorologia aplicada e eventos climáticos extremos. Ambos possuem ampla experiência acadêmica e prática, contribuindo com suas expertises para a produção de estudos e boletins que auxiliam no entendimento dos padrões climáticos, além de participar de projetos de cooperação nacional e internacional voltados para o clima e meio ambiente. O grupo tem ainda Paola Gimenes Bueno, aluna de doutorado como coordenadora discente.
Parceria
Com a parceria entre o Grec e a Rádio USP Ribeirão Preto, a intenção é fornecer boletins mensais com informações detalhadas e previsões que permitam à população se preparar para as variações climáticas. O primeiro episódio foi ao ar no dia 30 de setembro durante o Jornal da USP no Ar – Edição Regional, produzido pelo doutorando Nilson Oliveira da Silva e apresentado por ele e pelo jornalista Ferraz Junior, discutiu os impactos do inverno rigoroso que marcou recordes de temperatura em várias partes do mundo e destacou eventos climáticos extremos, como secas e incêndios florestais.
Sobre o Brasil, o episódio mencionou as altas temperaturas em Cuiabá e o baixo nível do Rio Madeira. Ainda a expectativa sobre a primavera, que deve ser uma estação mais quente do que o normal, mas com condições desfavoráveis para a formação de chuvas em grande parte do País. O boletim detalhou que, devido às anomalias térmicas nos Oceanos Atlântico e Índico, as chuvas podem ser escassas em várias regiões, exceto no Sul do Brasil, onde há melhores chances de precipitação devido aos sistemas frontais que atuam na região.
Ouça o boletim na íntegra no player abaixo.
O Jornal da USP no Ar, Edição Regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, pela Rádio USP em Ribeirão Preto, com produção e reportagens da Equipe de jornalismo da Rádio USP Ribeirão. Apresentação: Mel Vieira e Ferraz Junior. Técnica: Luiz Fontana, Mario Brother e Gabriel Soares. Supervisão: Ferraz Junior. Coordenação: Rosemeire Talamone. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em ribeirao.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.