O artista plástico Júlio Túnis é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (26/7)

Júlio inaugurou a exposição “Sobre o Natural”, no Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto da USP (IEA-RP)

26/07/2023 - Publicado há 9 meses
O artista Júlio Túnis traz, em suas obras, a temática espiritualista – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (26/7) traz como destaque a entrevista com o artista plástico Júlio Túnis, que inaugurou sua exposição, Sobre o Natural, no Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto da USP (IEA-RP). A mostra traz obras sob a temática espiritualista e pode ser visitada gratuitamente, até o dia 25/8, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O IEA-RP fica na rotatória central do campus.

O Teatro Municipal recebe, às 20h, o espetáculo Seres Fragmentados, da companhia Divino Ato. A peça apresenta as fragmentações de sentimentos como amor, dor, revolta, desespero, incerteza, alegria e saudade. A sessão tem classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos estão à venda neste link (https://www.sympla.com.br/evento/processos-criativos-experimento-n1-seres-fragmentados/2061311) pelo preço único de R$ 10,00. A classificação é de 16 anos e o Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

O Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto (Flirp), organizado pela Biblioteca Sinhá Junqueira, acontece ao longo de toda essa semana, e na programação desta quarta, o espaço recebe uma oficina de macramê com a artista Thais Pereira, a partir das 18h30. O objetivo do encontro é ensinar sobre desapego, paciência e autonomia através da arte, além de contar a história do macramê, desde suas origens até a aplicação na moda, nos dias de hoje. Não é necessário ter conhecimento prévio, mas os participantes precisam ter acima de 16 anos. A entrada é gratuita e a Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

O Centro Cultural Palace recebe, ao longo de toda a semana, a exposição e instalação Moda Circular e Criativa. A exibição apresenta trabalhos de alunos da oficina de customização e upcycling, do artista Robes Britto, também realizada no Palace, que envolve a transformação de peças existentes de roupa para criar algo novo e único. A exposição permanece até sexta-feira no espaço, com visitação livre para todos os públicos e gratuita, sempre das 8 às 21h. O Centro Cultural Palace fica na Rua Álvares Cabral, 322, ao lado do Theatro Pedro II, no Centro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.

*Sob a orientação de Gabriel Mendeleh e Mel Vieira