Jovens com síndrome de Down e graduandos da USP se reúnem por uma educação inclusiva

Alunos do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras podem pensar em estratégias pedagógicas inclusivas

 15/03/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Pexels, Freepik e Wikimedia Commons

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove encontro entre os alunos do 9º semestre do curso de Licenciatura em Química e os jovens da Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto. 

O evento, no dia 18/3, será uma oportunidade para os licenciandos ouvirem, diretamente dos jovens, suas experiências e percepções sobre aulas de química, além de abrir espaço para discutir as características de um bom professor, segundo Daniela Gonçalves de Abreu, professora da FFCLRP e responsável pela disciplina Química para o Ensino Médio II, que vai reunir os jovens.  

A expectativa da professora Daniela é que, com as experiências e opiniões compartilhadas, os futuros profissionais formados pela USP possam refletir e desenvolver estratégias pedagógicas mais inclusivas. “A atividade é fundamental para dar voz aos jovens com deficiência intelectual, ao invés de falar por eles, além de conscientizar que todos podem aprender.” 

Mais informações: danielaga@ffclrp.usp.br

*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.