Depois da tecnologia 3D ter utilizado materiais como plástico e metal para criar produtos personalizados e criativos, agora há também impressoras que produzem alimentos. Essa produção é possível porque já existem, no mercado, impressoras 3D que utilizam como matéria-prima bases alimentícias, um composto pastoso com os nutrientes necessários à alimentação humana.
Nesse contexto, para informar como acontece o processo, o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove a palestra Impressão 3D usando tintas à base de amido no dia 7 de maio, às 14h.
A palestra será com a química e pesquisadora Bianca Chieregato Maniglia, que apresentará “os conceitos, desafios, as principais descobertas e as perspectivas futuras na impressão 3D de alimentos com tintas à base de amido”. Segundo a pesquisadora, “a impressão 3D pode entregar um produto que se adapta a critérios específicos de consumo, textura, sabor, custo, praticidade e nutrição”, o que permite que a produção de alimentos impressos utilize diversos tipos de materiais, chamados de “tintas”, como, por exemplo, o amido.
Comum na dieta humana, o amido é um carboidrato já utilizado em larga escala na produção alimentícia que pôde ser adotado também como matéria-prima para a impressão de alimentos. No entanto, Bianca esclarece que “para atingir a qualidade e precisão desejadas do alimento impresso à base de amido, é necessário considerar fatores cruciais como a seleção da fonte de amido e método de produção das tintas amiláceas, conhecimento das propriedades físico-químicas e reológicas das tintas amiláceas”.
Para participar da palestra não é necessária inscrição, mas, para comprovante de participação, a solicitação deverá ser feita após o término do evento na secretaria do Departamento de Química, telefone (16) 3315.4385 ou e-mail: dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br
Os alunos do PPGQ podem acessar a palestra aqui. O acesso dos demais convidados deve ser feito por aqui.