Como está sua alimentação na pandemia? Pesquisa da USP precisa de voluntárias

Objetivo de pesquisa na área de nutrição é analisar como mulheres brasileiras de diferentes raças, classes sociais e estados nutricionais se comportam frente à pandemia e isolamento social, em relação aos seus hábitos e escolhas alimentares

07/07/2020 - Publicado há 4 anos
Hábitos alimentares de mulheres durante a pandemia são tema de pesquisa da USP – Foto: Visual Hunt/CC

.

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) em parceria com a Faculdade de Medicina (FM) quer avaliar determinantes do comportamento alimentar frente à pandemia de covid-19 e procura voluntárias para responder questões por meio de um formulário on-line. Podem participar mulheres com idade igual ou superior a 19 anos de todo o território nacional.

Com o título Influência do isolamento social decorrente da pandemia da covid-19 nas escolhas alimentares de mulheres de diferentes estados nutricionais, o objetivo principal é fazer um levantamento e uma análise de como mulheres brasileiras de diferentes raças, classes sociais e estados nutricionais se comportam frente à pandemia e isolamento social, em relação aos seus hábitos e escolhas alimentares. Em longo prazo, pretende-se colaborar no desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate ao aumento da incidência e prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) que podem ser desenvolvidas e iniciadas com hábitos alimentares inadequados no período de quarentena.

O formulário on-line que as voluntárias devem preencher possui questões que abrangem dados pessoais, socioeconômicos, demográficos, antropométricos e referentes aos hábitos e consumo alimentar. Também há perguntas sobre aspectos psicológicos, como a razão que leva a comer determinados alimentos (vontade, saúde, convenção social, etc) e sobre o sentimento em relação ao próprio corpo.

A pesquisa é coordenada pelos professores Carolina Nicoletti Ferreira Fino, da FMRP, e Bruno Gualano, da FM.

Acesse o formulário da pesquisa neste link.