
.
Com o objetivo de mostrar a trajetória e trabalho pioneiro dos pesquisadores dos cuidados paliativos no Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lançou o livro Visionários – As primeiras décadas de Cuidados Paliativos no Brasil pelo olhar dos pioneiros, no formato e-book. A obra foi escrita pela jornalista Stephanie Piovezan e conta com o perfil de 30 profissionais de diferentes categorias, considerados precursores dos cuidados paliativos no território nacional.

Dentre os profissionais homenageados está a professora Marysia Prado De Carlo, docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O capítulo em sua homenagem conta sua história de vida pessoal e trajetória profissional. Entre os destaques da carreira estão sua participação na implantação e coordenação, durante 4 anos, do serviço de Cuidados Paliativos no Hospital das Clínicas da FMRP e suas atividades de pesquisa e ensino de graduação e de pós-graduação sobre cuidados paliativos na USP em Ribeirão.
“Tem gente que acha que quem faz cuidados paliativos só fala de morte, mas quem faz cuidados paliativos fala de vida. Promovemos qualidade de vida enquanto há a vida e, para a família, qualidade de vida também no luto”, destaca a professora Marysia.
A obra foi lançada durante o oitavo Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos e reúne informações obtidas em centenas de e-mails, 55 horas de entrevistas, sites de hospitais e bases de dados e bibliotecas de universidades. Confira mais informações sobre como adquirir o livro aqui ou leia gratuitamente no site da Amazon, neste link.
.
Leia também:
Cartilha orienta como lidar com pacientes em cuidados paliativos