Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto recebe homenagem na Câmara Municipal

Sessão solene comemorou os 60 anos da unidade e seus benefícios para a sociedade ribeirãopretana

Publicado: 09/04/2024
(A partir da esquerda) Christie Panissi, Marcelo Mulato, Duda Hidalgo e Gustavo Bueno – Foto: João Guilherme de Carvalho/FFCLRP

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, referenciada por alunos e corpo institucional como Filô, recebeu homenagem por seus 60 anos de atividades, na última sexta-feira, 5/4, em sessão solene na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

A cerimônia, liderada pela vereadora Duda Hidalgo, ex-aluna da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, destacou a importância da FFCLRP para a região. Com sete departamentos e uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação, a Filô forma alunos que contribuem ativamente em diversas áreas da sociedade. São mais de 16 mil diplomas concedidos na história da faculdade, entre graduados, mestres, doutores e pós-doutores.

A jornada da instituição ao longo dos anos foi parte do discurso do professor Marcelo Mulato, diretor da FFCLRP, mencionando desde a fundação com apenas 4 cursos há 60 anos, até a atual posição como um dos principais polos de ensino e pesquisa da região.

Ele ressaltou os departamentos como pilares de desenvolvimento científico regional, destacando diversas contribuições da Faculdade para a sociedade ao longo dos anos. “A Filô tem um papel de sólido difusor não só de ciência, mas também de arte”, afirmou.

Marcelo Mulato – Foto: João Guilherme de Carvalho/FFCLRP

Dentre as atividades citadas pelo diretor, estão o atendimento de pacientes pelo Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA), do Departamento de Psicologia; pesquisas inovadoras em diversas áreas, como nanotecnologia, química forense e saúde pelo Departamento de Química e as iniciativas como o desenvolvimento do aplicativo Sofia Fala, voltado para distúrbios de fala em crianças com Síndrome de Down, liderado pelo Departamento de Computação e Matemática. Destacou também o impacto das pesquisas do Departamento de Física na área da saúde e a divulgação científica para alunos de escolas públicas através do teatro.

Além disso, citou os esforços do Departamento de Biologia voltados para o estímulo ao interesse na área e atividades práticas de biologia e biotecnologia, assim como as contribuições do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) na formação continuada de professores e parcerias com fundações do livro e leitura. Por fim, mencionou as oficinas e corais oferecidos pelo Departamento de Música, bem como os concertos gratuitos proporcionados pela USP Filarmônica à sociedade.

A vice-diretora da unidade, professora Christie Ramos Andrade Leite Panissi, também ressaltou o compromisso contínuo da instituição em contribuir para o “crescimento da ciência e do conhecimento” e a formação de cidadãos críticos. Em seguida, o secretário da Administração municipal, Gustavo Bueno, representando o prefeito, Duarte Nogueira, elogiou os 60 anos de serviços prestados pela FFCLRP à sociedade, com destaque ao papel da Faculdade na formação de profissionais qualificados, que contribuem para elevar a qualidade de vida da população.

A sessão solene contou com a presença, além do diretor e vice-diretora da unidade, dos diretores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP), Hugo Tourinho Filho, da Escola de Enfermagem (EERP), Pedro Fredemir Palha, da FDRP, Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho e a professora Annie Hsiou, da Associação de Docentes da USP (Adusp).