USP Filarmônica e homenagens abrem as comemorações dos 60 anos da Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto

Na noite de terça-feira, o Theatro Pedro II foi palco do início das celebrações dos 60 anos de história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 Publicado: 27/03/2024     Atualizado: 28/03/2024 as 21:25
Por
[Da esquerda para direita] Marcelo Mulato, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Alessandro Hirata, Rodrigo Calado, Christie Ramos Andrade Leite Panissi – Foto: Setor de Audiovisual da FFCLRP
Na noite de terça-feira, o Theatro Pedro II foi palco do início das celebrações dos 60 anos de história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). O evento foi de homenagens àqueles que contribuíram para construir seu legado: ex-diretores, professores, funcionários e alunos, culminando com a apresentação da Orquestra USP Filarmônica.

Marcelo Mulato, atual diretor da FFCLRP, expressou alegria em comemorar as seis décadas de existência da Unidade, juntamente com os 90 anos da USP. Agradeceu a todos que o precederam na gestão e a todos os reitores da USP, que contribuíram na construção da história da FFCLRP, destacando, em especial, o papel da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), na fundação da Unidade em 1964. 

Mulato também reconheceu a contribuição dos órgãos municipais e da Fundação Pedro II, dos órgãos de fomento e à própria Orquestra Filarmônica, composta por talentos da própria comunidade acadêmica, sob regência do professor Rubens Russomanno Ricciardi.

Ao lembrar a jornada de sucesso da FFCLRP, enfatizou seus dez cursos de graduação e dez programas de pós-graduação, distribuídos em três pilares do conhecimento: ciências da vida, ciência, tecnologia e inovação, e artes, humanidades e ciências sociais aplicadas.

Ressaltou ainda que a Unidade está instalada em uma área de 40 mil metros quadrados e abarca quase todas as áreas do conhecimento, tem sete departamentos que agregam aproximadamente 2,5 mil pessoas, entre elas cerca de 200 docentes e 200 servidores técnicos administrativos, responsáveis por formar 1,5 mil alunos de graduação e 600 de pós-graduação. Ao longo dos últimos 60 anos, foram conferidos mais de 12 mil diplomas de graduação e 4.4 mil de pós-graduação. Mulato também fez uma lembrança emocionada ao professor John Mcnamara, seu vice-diretor, falecido no ano anterior.

Alessandro Hirata, chefe da Casa Civil da Prefeitura de Ribeirão Preto e professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), ao representar o prefeito municipal, Duarte Nogueira, compartilhou sua alegria em participar dessa celebração, enfatizando o papel crucial da FFCLRP na formação de profissionais, cientistas e artistas que levam o nome da cidade para além das fronteiras nacionais, um motivo de orgulho para todos os ribeirãopretanos.

Criada no movimento de 1964

Ao discorrer sobre a fundação da Universidade de São Paulo, em 1934, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou que a verdadeira consolidação da instituição como Universidade ocorreu com criação da Faculdade de Filosofia no campus de São Paulo – atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Foi nesse momento que a USP passou a abarcar todas as áreas do conhecimento, não se restringindo apenas aquelas de formação profissional. 

Ele ressaltou também o processo de interiorização da universidade durante os anos 1950, com a criação dos campi de Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru e sua importância para a interação com o Estado de São Paulo. “A criação da FFCLRP em 1964 seguiu o mesmo movimento, iniciado com a fundação da FFLCH em São Paulo. Embora com características distintas, mas com o objetivo comum de estabelecer um espaço dedicado não apenas ao desenvolvimento profissional, mas sim ao campo da ciência, das humanidades e da educação, característica principal de uma universidade.”

Carlotti salientou que desde os primórdios das duas Unidades, em 1934 e 1964, conceitos modernos como interdisciplinaridade e formação humanística já estavam presentes e sendo aplicados. Ele propôs um desafio aos gestores de Ribeirão Preto, para que em algum momento retomassem o perfil universitário estabelecido por essas unidades, e sugeriu que os alunos do campus iniciassem sua formação pela Faculdade de Filosofia, explorando áreas como Química, Biologia e Educação, antes de se dedicarem à formação profissional. Por fim, expressou gratidão por tudo que a instituição, desde sua fundação em 1964, havia realizado pelo campus de Ribeirão Preto e pela USP como um todo.

Homenageados 

  • Prof. Dr. Lucien Alphonse Joseph Lison
  • Prof. Dr. Otávio Baracchini
  • Prof. Dr. Geraldo Garcia Duarte
  • Prof. Dr. André Ricciardi Cruz
  • Prof. Dr. Renato Hélios Migliorini
  • Prof. Dr. Ernesto Giesbrecht
  • Prof. Dr. Ronaldo Zucchi 
  • Prof. Dr. André Jacquemin 
  • Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves
  • Prof. Dr. José Aparecido da Silva 
  • Prof. Dr. Héctor Francisco Terenzi 
  • Prof. Dr. Oswaldo Baffa Filho
  • Prof. Dr. Francisco de Assis Leone
  • Profa. Dra. Zélia Maria Mendes Biasoli Alves 
  • Profa. Dra. Catarina Satie Takahashi
  • Prof. Dr. Sebastião de Sousa Almeida 
  • Prof. Dr. Fernando Luis Medina Mantelatto
  • Prof. Dr. Pietro Ciancaglini
  • Prof. Dr. Marcelo Mulato
  • Prof. Dr. John Campbell McNamara 
  • Profa. Dra. Christie Ramos Andrade Leite Panissi
  • Sra. Maria Celia dos Santos Mech, em nome de todos os funcionários

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.