“Express Cultura” desta segunda-feira (22/5) destaca evento sobre saúde mental materna

Esta é a última semana do Maio Furta-Cor, evento de conscientização sobre a saúde materna

22/05/2023 - Publicado há 11 meses
Mês das mães tem diversas atividades com o Maio Furta-Cor – Foto: Pixabay via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (22/5) traz como destaque a última semana do Maio Furta-Cor, evento que promove atividades em vários pontos de Ribeirão Preto ao longo do mês sobre a saúde mental materna. Nesta segunda-feira, o Instituto Iandé recebe um encontro voltado a mães que estejam em licença-maternidade, com atividades físicas e emocionais de autoconhecimento. A vivência é às 17 horas, com entrada livre e gratuita.

Estão abertas as inscrições para o 48º Salão de Arte de Ribeirão Preto (Sarp) Nacional-Contemporâneo, que anualmente seleciona projetos para a exposição que será realizada no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp). Serão selecionados 30 artistas, que receberão um prêmio de participação no valor de R$ 500,00 cada. Além disso, três desses artistas vão ser premiados com R$ 10 mil cada. As inscrições vão até 24 de junho, via formulário on-line que pode ser encontrado neste link. A exposição está programada para acontecer entre 4/8 e 21/10. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro.

O Centro Cultural Vila Tecnológica tem 129 vagas disponíveis no programa Cultura Livre, que busca aproximar crianças, jovens e a população em geral das mais diversas formas de expressão artístico-culturais e tornar acessíveis cursos livres de formação artística, além de promover a sociabilidade. Todas as atividades são gratuitas, acontecem nos períodos da manhã e da tarde, e são voltadas a crianças em fase escolar, mas sempre no contraturno. As inscrições podem ser realizadas das 8 às 11 horas e das 14 às 16h30, diretamente no Centro Cultural Vila Tecnológica. É necessário levar cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno, cópia do RG ou CNH do responsável pela matrícula, cópia do comprovante de endereço recente e declaração de matrícula escolar. O Centro Cultural Vila Tecnológica fica na Rua Américo Bíscaro, 1, no Jardim Alexandre Balbo.

As oficinas literárias gratuitas do Instituto do Livro de Ribeirão Preto também têm inscrições abertas. As atividades buscam estimular a formação de talentos literários, a leitura e a difusão do livro em pontos distintos de Ribeirão Preto, além de fomentar a literatura no geral. Esses encontros acontecerão nas bibliotecas Padre Euclides e Sinhá Junqueira, no Centro Médico de Ribeirão, no colégio Otoniel Motta, além dos centros culturais dos Campos Elíseos, da Vila Tecnológica, do Jardim Zara, do Jardim Aeroporto e do Jardim São José. A duração de todos os cursos é de seis meses e alguns já começam em maio. Para participar, é necessário que o interessado tenha 13 anos ou mais. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas neste link. O Instituto do Livro fica no Centro Cultural Palace, localizado na Rua Álvares Cabral, 322, no primeiro andar.

O show do Titãs em Ribeirão Preto, que acontece em 30/6, às 20 horas, mudou de local. A apresentação seria no Parque Permanente de Exposições, mas agora acontecerá no Estádio Palma Travassos, a casa do Comercial. O motivo da mudança não foi informado e os ingressos comprados para o local anterior permanecem válidos, com a mesma disposição de setores. O show faz parte da turnê Titãs Encontro, que reúne todos os membros da formação clássica dos Titãs, com exceção do guitarrista Marcelo Fromer, morto em 2001. Os ingressos ainda estão à venda neste link. Os preços variam entre R$ 108,00 e R$ 280,00. O Estádio Palma Travassos fica na Avenida Plínio de Castro Prado, 1.000, no Jardim Palma Travassos.

Como toda segunda, o Projeto Choro da Casa realiza sua tradicional roda de choro no Centro de Ribeirão, das 20h30 às 23 horas. O encontro é livre para todos os públicos, gratuito e liberado para quem quiser participar. A roda acontece embaixo do relógio da Praça XV, de frente para o Theatro Pedro II.

O Samba Magnânimo se apresenta na quadra da Escola de Samba Embaixadores, a partir das 20 horas. Esse evento é semanal e busca trazer o samba à comunidade com músicos experientes. A entrada custa o valor simbólico de R$ 5,00 e é livre para todos os públicos. A Embaixadores fica na Rua Ribeirão Preto, 1.111, na Vila Carvalho.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.