Espaço Cultural do IEA-RP recebe exposição “Sobre o Natural”

Mostra traz telas produzidas com técnicas especiais que abordam temática baseada na Doutrina Espírita

 24/07/2023 - Publicado há 9 meses
Por

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) recebe a partir do dia 26 de julho a exposição Sobre o natural, do artista plástico Júlio Túnis.

A mostra aborda temática espiritualista e é alicerçada no estudo da Doutrina Espírita, com obras que representam o plano fluídico e imaterial que, segundo essa doutrina, circunda e influencia os seres humanos. As dez telas são resultado de extensa pesquisa do artista sobre técnicas que melhor representam fluidos e transparências, e mesclam formas figurativas e abstratas que se referem ao material e imaterial, respectivamente.

Para obtenção do fundo abstrato, segundo Júlio, foi readaptada uma técnica de efeito marmorizado, que utiliza água para impressão dos painéis. As imagens foram realizadas com aerógrafo, buscando assim alcançar gradientes e transparências sutis.

Júlio Túnis tem graduação em Artes Plásticas pela Unesp e já atuou em agências de publicidade como designer em Ribeirão Preto. Atualmente, é professor de Arte na rede municipal de ensino e diretor de Arte na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em Cravinhos (SP). Desenvolve trabalhos especialmente voltados à pintura e escultura, explorando diversas técnicas e materiais.

A exposição pode ser visitada até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Espaço Cultural do IEA-RP está localizado no antigo prédio do Banco Santander, ao lado do Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Mais informações: iearp@usp.br.  

* Assessoria de Comunicação do IEA-RP, com a supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.