Escola de Enfermagem completa 70 anos com eventos on-line e presenciais

Na programação comemorativa, simpósios nacionais e internacionais, muita história, roda de conversa e encontro de gerações

04/08/2023 - Publicado há 9 meses

Criada em 10 de agosto de 1953, sob a direção da professora Glete de Alcântara, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP completa 70 anos. Para celebrar sua história, a unidade vai promover de 7 de agosto a 6 de outubro intensa programação, com exposições, simpósios e rodas de conversa.

Logo nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 11h30, uma festa na portaria do Bloco Didático da unidade abre as comemorações com a apresentação da bateria da escola, a Timpanosurdo. Na parte da tarde, às 14h30, é a vez da abertura da exposição fotográfica comemorativa dos 70 anos EERP 2023: Espaço para Sorrir, no corredor das salas coloridas da unidade.

No dia 8, será realizado um encontro de gerações no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, às 14h, com a participação de ex-alunos de 1957 até os alunos atuais.

Na quarta-feira, dia 9, às 8h30, na sala 2 da unidade, uma roda de conversa com egressos de graduação e pós-graduação aborda o tema: Perspectivas e impactos da atuação profissional de egressos da unidade. Na parte da tarde, a partir das 17h, acontece o Arraiá da Enfermagem Especial 70 anos.

No dia 10, das 8h30 às 16h, no auditório da unidade, será promovido o simpósio internacional Inovação no Campo da Enfermagem, com participantes internacionais, coffee break e espaço para diálogo e discussão dos temas. O evento terá formato híbrido e para participar os interessados devem se inscrever neste link. Para acessar toda a programação do simpósio é só clicar aqui.

Já no dia 11, a unidade traz o simpósio de editoração científica Desafios da Comunicação Científica em Tempos de Ciência Aberta, também de forma híbrida. O evento será no auditório da unidade, das 8h às 17h, discutindo diversos temas com a presença de 10 palestrantes, através de mesa-redonda e diálogo com a plateia. As inscrições podem ser feitas aqui. A programação completa do simpósio pode ser acessada neste link.

Em setembro, as comemorações começam no dia 25, das 14h às 17h, no auditório da unidade, com um evento que se propõe a contar a história, fazer reflexões e debater os desafios da graduação em Enfermagem na EERP. Já no dia 26, às 20h, no Teatro Pedro II, será realizada a sessão solene da Congregação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com a participação da USP Filarmônica.

Encerrando as comemorações, no dia 6 de outubro, às 14h, no auditório da unidade, acontece a sessão solene da Congregação para a entrega de título de Professor Emérito.

A programação completa pode ser acessada aqui.

A EERP

A EERP iniciou suas atividades em agosto de 1953 e oferece os cursos de bacharelado em Enfermagem e bacharelado e licenciatura em Enfermagem. Além disso, mantém quatro programas de pós-graduação: Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Saúde Pública e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem.

A EERP se divide entre os Departamentos de Enfermagem Geral e Especializada (ERG/Dege), Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (ERP/DEPCH) e Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (ERM/Demisp) e busca formar profissionais qualificados que possam contribuir para a saúde pública e privada do País.

Em 1988, por sua atuação na pesquisa e extensão universitária na área, além de um capital humano e infraestrutura de alta qualidade, foi designada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem. A conquista completa 35 anos e aumenta os motivos para celebrar os 70 anos da unidade.

Em 2023, a Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), órgão oficial de divulgação científica da EERP e do Centro Colaborador citado acima, completa 30 anos da sua primeira edição publicada. A revista tem a missão de publicar resultados de pesquisas científicas de enfermagem e outras áreas de interesse para os profissionais da saúde.

Pedro Fredemir Palha – Foto: Currículo Lattes

“A Escola de Enfermagem, pelo seu protagonismo e sua liderança, tem ofertado inúmeras possibilidades para o fortalecimento da enfermagem no âmbito nacional”, comenta o atual diretor, professor doutor Pedro Fredemir Palha.

Atualmente, a escola conta com 577 graduandos e totaliza 4.023 graduados. Na pós-graduação, são 484 alunos e a unidade já soma 3.163 titulados. São 83 docentes e 96 funcionários a compor o quadro de funcionários em 2023.