Compostos borônicos fluorescentes são temas de evento on-line

A palestra, dia 26 de novembro, às 14h, é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 26/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza, no dia 26 de novembro, às 14h, a palestra Compostos borônicos fluorescentes como estratégia no estudo celular de peroxinitrito, um importante hidroperóxido associado a condições patofisiológicas, com André Luis Condeles, doutorando do PPGQ. 

Neste evento, será discutida a aplicação de um derivado boronato no estudo da avaliação de fluxos de ONOO- em “tubo de ensaio”. Além do uso de outro derivado boronato no estudo da formação quimicamente induzida e biogênica de ONOO- em estudos por imagem em modelos celulares. 

Os metabólitos celulares do oxigênio molecular, conhecidos como espécies reativas de oxigênio (ROS, Reactive Oxygen Species) e nitrogênio (RNS, Reactive Nitrogen Species), são consideradas inerentes de processos fisiológicos e patofisiológicos, com grande relevância no combate a organismos invasores, e também associadas a doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Dentre essas espécies podemos destacam-se o peróxido de hidrogênio (H2O2), ácidos hipoalosos (HOCl e HOBr) e o peroxinitrito (ONOO-). 

Nas últimas duas décadas, como resposta à crescente demanda cientifica por moléculas capazes de detectar tais espécies reativas, surgiram os compostos cujo produtos de oxidaçãos são facilmente detectados. Boronatos, como são chamados, são ácidos ou esteres borônicos derivados de moléculas fluorescentes ou quimioluminescentes conhecidas, e apresentam excelente resolução cinética e seletividade na detecção de ONOO-[1]. 

Não será necessário realizar inscrição prévia. Caso seja necessário comprovante de participação, solicitar após o término do evento ou na Secretaria do Departamento de Química. 

Os alunos do PPGQ devem acessar o evento por aqui. Os demais podem acessar por aqui

Para mais informações: dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.