Atuação da perícia no caso Bruno e Dom abre evento de ciências forenses em Ribeirão Preto

Encontro Nacional de Ciências Forenses e Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses serão realizados, de 5 a 8 de setembro, em Ribeirão Preto

25/08/2022 - Publicado há 2 anos

Foto: Pixabay

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e a Sociedade Brasileira de Ciências Forenses promovem, de 5 a 8 de setembro, o oitavo Encontro Nacional de Ciências Forenses (ENQFor) e o quinto Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

O tema deste ano, Conectando Ciência e Justiça, pretende discutir as atualidades em química e ciências forenses e suas aplicações interdisciplinares. O objetivo do evento é promover a interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes para construção de vínculos e apresentação dos avanços mais recentes na área.

Serão quatro dias com sessões temáticas, conferências plenárias, apresentações orais e de pôsteres, premiações, minicursos e uma cena de crime a ser elucidada. O intuito é proporcionar um ambiente de interação e futuras colaborações para que seja desenvolvida ciência de qualidade, que é fundamental e necessária para a área forense.

A conferência de abertura, Caso Bruno e Dom: a importância da atuação pericial multidisciplinar e tempestiva para compreensão da dinâmica do crime, vai ser apresentada pelo perito criminal federal Carlos Eduardo Palhares Machado, da Polícia Federal.

Outros palestrantes confirmados são o perito criminal federal Lehi Sudy dos Santos, que vai ministrar a palestra Sistema Nacional de Análise Balística; o professor Tiago Franco de Oliveira, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com a palestra Novos materiais e tecnologias inovadoras para o preparo de amostras em toxicologia post-mortem.

Já o professor Rafael Linden, da Universidade Feevale, vai ministrar a palestra Epidemiologia baseada em águas residuais como uma ferramenta para avaliar o consumo populacional de drogas de abuso usando amostradores passivos; Paulo Soares Oliveira Filho, da Embraer, com a palestra Investigação de acidentes aeronáuticos; e a advogada Maria Eduarda Azambuja Amaral, pós-doutoranda na FFCLRP da USP, a palestra Os erros forenses e a sua importância no Processo Penal.

O professor Tales Giuliano Vieria, da Polícia Civil de Minas Gerais e do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), vai apresentar a palestra Investigação forense como itinerário formativo para o novo ensino médio; Luiz Spricigo Jr., do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a palestra Os desafios de construção da Carteira Nacional de Identidade; Luciano Arantes, da Polícia Civil do Distrito Federal, a palestra Análise de substâncias termolábeis e de baixa voltatização por GC-MS de coluna curta; e o perito criminal federal Gustavo P. Vilar, da Polícia Federal da Paraíba, a palestra Conectando Ciência e Justiça: materialidade, autoria e dinâmica em crimes virtuais.

Profissionais, alunos de pós-graduação e alunos de graduação podem inscrever trabalhos. As inscrições podem ser realizadas neste link.

A programação completa do evento está disponível aqui.