Vespas podem ser utilizadas em controle de pragas na agricultura

Segundo pesquisador, em alguns casos a eficiência do inseto pode chegar a 100%

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz o professor Fábio Santos do Nascimento, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que fala sobre o uso de vespas no controle biológico de pragas.

O pesquisador conta que o controle biológico de pragas consiste na utilização de serviços ecossistêmicos de insetos, geralmente predadores, para benefício humano. Como, por exemplo, as vespas, que são predadoras naturais das lagartas encontradas em plantações como a de cana-de-açúcar e milho.

Nascimento foi um dos pesquisadores do estudo que analisou a eficiência dessas vespas para eliminar lagartas dentro e fora das folhas de cana-de-açúcar e milho. Ele diz que os resultados foram surpreendentes, pois, em alguns casos, os insetos conseguiram eliminar 100% das pragas.

“No milho foi fantástico, as lagartas que estavam na folha foram totalmente predadas e, quando estavam abrigadas, a eficiência foi em torno de 60% a 70%. Já na cana-de-açúcar, o índice foi de 60% quando estavam expostas”, revela.

O estudo foi realizado por pesquisadores da FFCLRP, da University College London (UCL) do Reino Unido e da Unesp de Jaboticabal. Veja matéria sobre o tema no Jornal da USP