Tempo excessivo nas redes virtuais pode afetar sociabilidade

Segundo Valéria Barbieri, o consumo constante e exagerado das mídias sociais potencializa comparações tóxicas e sentimentos de inveja, inferioridade, exclusão e fracasso

 01/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Consumo exagerado das redes sociais pode causar intoxicação social – Foto: Pixabay
Logo da Rádio USP

O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de países que mais consumiram redes sociais em 2021. Os dados são de um levantamento divulgado pelas empresas WeAreSocial e Hootsuite e mostram que o brasileiro gastou, em média, cerca de 3 horas e 42 minutos por dia navegando pelas redes sociais no ano passado.

O tempo gasto nas redes sociais, quando exagerado, pode causar intoxicação social, com desestímulos, sensações de exclusão e desânimo com a própria vida, evidenciados pelo excesso de comparações e falta de experiências reais. A análise é da professora Valéria Barbieri, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Várias pesquisas associaram o uso das redes sociais a problemas como ansiedade e depressão, mas, segundo Valéria, “há outras repercussões que podem vir junto ou não com esses problemas, como preocupações em relação à autoestima, insatisfação com aparência física, sentimentos de inutilidade, diminuição das interações offline e uma certa displicência com os códigos morais que o anonimato propicia”.

Redes expõem problemas anteriores ao uso

Alguns desses problemas, pelo uso excessivo das mídias sociais, podem ser causados por adversidades existentes anteriores ao consumo. A professora explica que “as pesquisas ainda não chegaram a compreender exatamente como essa relação ocorre”. Algumas teorias defendem que “as fragilidades anteriores do indivíduo levariam ao uso exagerado das redes sociais, não o contrário”.

Valéria Barbieri – Foto: LEEPS/FFCLRP-USP

Nesse cenário, é possível afirmar que exista uma relação entre o uso das redes sociais e os impactos psicológicos negativos sobre o usuário, “mas não é possível afirmar que uma pessoa específica vá desenvolver essas repercussões”, portanto, é importante um olhar singular para cada indivíduo, defende Valéria.

Comparações excessivas empobrecem autopercepção

Pessoas que possuem uma maior tendência a se compararem com as outras acabam tendo uma autopercepção mais empobrecida, potencializada pelo uso constante das redes sociais. Valéria explica que “essa tendência à comparação, associada ao uso intenso das redes, desperta no indivíduo sentimentos de inveja, inferioridade, exclusão e fracasso”. 

Nesse contexto, a professora conta que foi criado um acrônimo na língua inglesa para determinar o sentimento de estar perdendo alguma coisa, uma inquietação constante de que os outros estão tendo experiências gratificantes e a pessoa não, chamado de Fomo (Fear of Missing Out, ou Medo de Ficar de Fora), que se tornou motivo de estudos e pesquisas.

Vida offline e experiências reais como proteção às redes sociais

Valéria conta que já existem pesquisas que evidenciaram fatores de proteção contra os sintomas negativos decorrentes do consumo das redes sociais. Atividades offline, oportunidades com amigos e parentes fora da internet, manter relações de proximidade e ter objetivos e propósitos reais são algumas das posturas que protegem o usuário. 

É necessário cuidar para que as pessoas não se distanciem de valores fundamentais e se percam de si, diz a professora. “A insatisfação com a vida real leva o indivíduo a se refugiar nas redes sociais, provocando mais insatisfação e criando um círculo vicioso.” Valéria explica que “a felicidade está nas coisas simples, que dão propósito à nossa vida e estabelecem relações positivas e de reciprocidade, favorecendo o otimismo e a esperança”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.