Setor industrial é fonte de desenvolvimento e riqueza entre as nações

O professor Roberto Marx, diretor de Operações da Fundação Vanzolini, organiza evento que vai discutir a relevância da indústria, setor que considera estratégico para todo e qualquer país

26/05/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Do ponto de vista estratégico, a indústria é responsável por grande parte da pesquisa de desenvolvimento, além da consequente geração de lucros – Foto: Alberto Coutinho/GOVBA via Fotos Públicas

Webinar da Fundação Vanzolini irá discutir a relevância da indústria para o desenvolvimento dos países. O professor Roberto Marx, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, é diretor de Operações da Fundação Vanzolini e organiza o evento. Segundo ele, “os países estão procurando se reorganizar ou investir de formas direcionadas na indústria, porque ela é um setor extremamente relevante historicamente para qualquer país, especialmente para países como o Brasil, que tem uma estrutura industrial historicamente bastante consolidada”.

Países asiáticos, principalmente a China, se tornaram potências em ramos da indústria e absorveram plantas industriais que anteriormente estavam na Europa, nos EUA e mesmo no Brasil. Do ponto de vista estratégico, a indústria é responsável por grande parte da pesquisa de desenvolvimento, além da consequente geração de lucros, o que faz com que sejam necessárias “iniciativas que buscam recuperar a relevância da indústria, e isso tem sido feito porque esses países reconhecem que a indústria não só é uma fonte de riqueza do ponto de vista dos produtos que ela fabrica e da renda que essa indústria tem como consequência”, afirma Marx.

O professor observa que a implementação de políticas pró-indústria é uma ação denominada Indústria 4.0, que abriga países como a Alemanha, com seus conglomerados. O movimento é parte da promoção da manufatura avançada dos EUA, por exemplo, movimento que tem sido trabalhado e conduzido pelo governo americano em conjunto com setores industriais “para restabelecer não só as plantas, as fábricas nos seus próprios países, mas principalmente a responsabilidade por inovação e todos os recursos que podem fazer com que esses países recuperem o que perderam em termos de plantas e recursos para inovação, ampliando a importância que esses países têm no desenvolvimento tecnológico de setores-chave como as indústrias química, metal-mecânica, aeroespacial etc.”, explica Marx. Ele afirma que um movimento como o Indústria 4.0 está distante de vingar no Brasil, já que “o processo de desindustrialização vem desde o início da década de 90, mas os resultados não têm sido muito bons”.

O Webinar acontece no dia 27/5, às 19h, e pode ser acessado abertamente no site da Fundação Vanzolini: www.vanzolini.org.br.

Jornal da USP no Ar