Projeto para gestantes da Medicina USP é selecionado pelo SUS

Assistente virtual será capaz de desenvolver programa de atividades físicas para gestantes, conta Gleici Perdoná

21/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/10/2019 as 10:58
Logo da Rádio USP

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de fomento à pesquisa na área de saúde, que visa a promover o desenvolvimento científico e tecnológico. Em abril, um projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) foi selecionado pelo programa. Trata-se de assistente virtual para o acompanhamento da atividade física de gestantes. O Jornal da USP no Ar conversou sobre o projeto com a professora Gleici Perdoná, do Departamento de Medicina Social da FMRP da USP.

A professora conta que, durante o período de pré-natal, os profissionais da saúde dificilmente estimulam a prática de atividades físicas para as gestantes. Quando há alguma orientação, ela segue as recomendações da American College of Sports Medicine, que estabelece a prática de 30 minutos de atividade moderada, para os casos que não há nenhum tipo de restrição obstetrícia. No entanto, Gleici explica que essas recomendações são as mesmas para a população em geral. Ou seja, não existe um protocolo específico para as gestantes.

Gleici esclarece que atividade física compreende todos as atividades executadas ao longo do dia, incluindo os exercícios físicos, que, por sua vez, são um programa de atividade física coordenado para algum destino. Há inúmeros trabalhos que relatam ganhos, durante e após a gestação, por meio da prática de atividade física. O projeto da FMRP buscará quantificar esses ganhos através de questionários e marcadores fisiológicos. Paralelo ao trabalho metodológico de avaliação das gestantes, irá ocorrer a implementação do assistente virtual, que será capaz de promover tarefas para gestantes por meio de comando de voz.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.

Jornal da USP no Ar