O podcast, um novo gênero

Um novo gênero do rádio surgiu em 2004, o podcast. Voltado para a transmissão de informações na internet, “o podcast é uma extensão do rádio

 Publicado: 23/09/2022

Um novo gênero do rádio surgiu em 2004, o podcast. Voltado para a transmissão de informações na internet, “o podcast é uma extensão do rádio porque quem os produz tem suas referências no rádio”, afirma Eduardo Vicente, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Entrevistas e debates são os principais estilos do gênero, porém, o áudio narrativo tem ganhado destaque. “A diversidade de programas está dando uma maior riqueza ao nosso repertório de produções sonoras no País”, analisa Vicente. Com uma função desvinculada de uma programação, o podcast segmenta seu público e aprofunda seus temas.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.