Pedro Feliú Ribeiro comenta propostas migratórias feitas por Trump

O professor acredita que a posse do novo presidente representa incerteza para imigrantes ilegais nos EUA

Por - Editorias: Atualidades
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

No segundo episódio do especial sobre a posse do novo presidente americano, acompanhe a entrevista com o professor Pedro Feliú Ribeiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, para o Jornal da USP:
.

A posse de Donald Trump, na próxima sexta-feira (20), aumenta a expectativa dos imigrantes americanos. O novo presidente eleito dos Estados Unidos manteve uma postura extrema durante a sua campanha e chegou a afirmar que deportaria os 11 milhões de imigrantes ilegais.

Para o professor Pedro Feliú Ribeiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, a grande dificuldade que Trump enfrentará nesse processo será contar com o apoio no âmbito estadual e local. “Para conseguir deportar 11 milhões de imigrantes ilegais, ele precisará das polícias estaduais e locais e muitos governadores e prefeitos já se pronunciaram contra essas medidas radicais”, afirma.

Feliú ressalta que essas ações podem gerar um grande impacto na economia,  já que há setores, como o agrícola e da construção civil que dependem da mão de obra imigrante atualmente. A perda dessa população, pode representar um aumento nos custos que serão repassados ao consumidor.

A incerteza quanto a postura do magnata para os próximos anos é grande. O professor Feliú afirma que Trump é um político muito atípico, mesmo dentro do próprio partido republicano. Isso dificulta prever as suas ações. No entanto, alguma política migratória deve ser implantada para ter uma resposta ao eleitorado do novo presidente.

Produção: Lucas Almeida, Victor Matioli, Thales Silva, Lucas Pecoraro, Paula Serra, Luenne Albuquerque e Caio Benedetto.