Os pilares da cidadania e os índios na mira do governo

Para Pedro Dallari, ataques aos povos indígenas expressam o que o governo federal pensa sobre o meio ambiente e os direitos humanos

Os ataques que o atual governo tem feito à proteção dos direitos humanos e à preservação do meio ambiente chamaram a atenção do professor Pedro Dallari na sua coluna desta semana. “Os ataques a esses dois pilares da afirmação da cidadania no mundo globalizado são uma característica marcante do atual governo”, afirma o colunista. 

“O presidente da República vem negando sistematicamente as graves violações aos direitos humanos perpetradas pela ditadura militar, contrariando relatórios como o da Comissão Nacional da Verdade”, afirmou ele, ressaltando também a forma como o governo federal vem tratando da questão do meio ambiente, o que culminou, entre outras coisas, com a demissão do professor Ricardo Galvão da direção do Inpe.

Outro tema que chamou muito a atenção de Dallari em sua coluna diz respeito aos “ataques perpetrados pelo atual governo aos direitos dos povos indígenas”. “Esses ataques expressam a convergência dessas duas perspectivas presidenciais, os ataques aos direitos humanos e ao meio ambiente. Os índios são extremamente vulneráveis, e o ataque ao meio ambiente representa o desejo de abrir as terras indígenas e a Amazônia de forma geral à exploração econômica desenfreada”.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.