O que causa o aparecimento de cabelos brancos em jovens?

A canície precoce está relacionada a diversos fatores externos, como a alimentação e causas genéticas

14/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/02/2023 as 13:06
O embranquecimento dos fios de cabelo é parte natural do envelhecimento e pode acontecer de maneira precoce devido a uma série de fatores, dentre eles, a genética – Foto: Unsplash

Logo da Rádio USP

Quando o assunto é o aparecimento de cabelos brancos, muitas dúvidas ainda pairam sobre o porquê de acontecer e como prevenir. Por questões estéticas – na maior parte das vezes – o surgimento dos fios brancos assusta, ainda mais quando acontece precocemente. A isso se dá o nome de canície precoce, ou ainda embranquecimento precoce dos fios.

Thiago Mattar Cunha – Foto: Reprodução/CRID-FMRP/USP

O processo de envelhecimento traz consigo os cabelos brancos: estima-se que após os 50 anos, 50% das pessoas têm 50% dos cabelos brancos. Sendo assim, é um processo natural que marca o envelhecimento. Nesses casos, o que acontece é a redução dos melanossomos – que sintetizam a melanina – nos melanócitos presentes nos folículos capilares, responsáveis pela coloração não apenas dos cabelos, mas dos olhos e da pele.

“No folículo, temos células-tronco, que mantêm a produção da célula que vai produzir a melanina. O que acontece quando a gente vai envelhecendo é que vamos perdendo essas células naturalmente, por isso que nosso cabelo, à medida que a gente vai ficando velho, fica cada vez mais branco”, explica Thiago Mattar Cunha, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Uma pesquisa publicada na revista científica Nature em 2016, liderada por pesquisadores da University College London, identificou, pela primeira vez, um marcador genético para o embranquecimento dos fios: o gene IRF4, o gene do cabelo branco. A pesquisa foi feita com 6.630 pessoas da América Latina (Brasil, México, Chile, Peru e Colômbia).

O IRF4 está associado à pigmentação dos cabelos – principalmente os mais claros –, da pele e dos olhos. Ele participa da síntese e do armazenamento de melanina e, se houver alguma alteração, isso acaba por não acontecer. O resultado é o aparecimento de cabelos brancos.

Embranquecimento precoce

Porém, o que faz com que os cabelos fiquem brancos precocemente? Ainda que o porquê do branqueamento dos fios seja um mistério para os cientistas até hoje, alguns fatores, externos e internos, explicam o aparecimento destes ainda na juventude.

Maria Cecília Rivitti Machado – Foto: Arquivo Pessoal

“O principal fator de aquisição de cabelos brancos mais precocemente é a genética”, diz Maria Cecília Rivitti Machado, médica da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Esse, infelizmente, não é o único fator.

A médica destaca que doenças da tireoide e doenças autoimunes, como o vitiligo – que é a perda da pigmentação de pele, cabelos e, por vezes, das mucosas do fundo do olho e do aparelho auditivo, como consequência de uma reação imunológica –, podem desencadear o embranquecimento dos fios. Além destes, a deficiência da vitamina B12, relacionada à anemia perniciosa, e o estresse oxidativo, estão relacionados a esse embranquecimento.

Nesse mesmo caminho, um estudo realizado em 2013 levanta a hipótese de que o aparecimento de cabelos brancos pode estar ligado ao hábito de fumar. Por gerar um número muito grande de oxigênio reativo no organismo, pode levar ao estresse oxidativo – que é o desequilíbrio entre a produção de compostos oxidativos e os níveis de antioxidantes – prejudicando as células produtoras de melanina.

Os melanócitos podem, também, produzir peróxido de hidrogênio, usado para descolorir o cabelo. A catalase quebra esse peróxido de hidrogênio, o que impede o embranquecimento dos fios. Porém, com o passar do tempo, o corpo passa a produzir menos catalase e, consequentemente, a quantidade de peróxido de hidrogênio aumenta, levando ao aparecimento de mais cabelos brancos. Isso foi descoberto por cientistas da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, Alemanha, e da Universidade de Bradford, no Reino Unido.

E o estresse?

O estresse também é um dos fatores que contribuem para o possível aparecimento precoce de fios brancos – Foto: Pexels

O estresse também contribui para isso. Publicado na Nature, um grupo de pesquisadores, incluindo Thiago Mattar, descobriu relação entre os níveis de estresse e o aparecimento de cabelos brancos.

“O estresse, no fundo, o que ele está fazendo é ativando o que a gente chama de sistema nervoso simpático. Nosso sistema de defesa, então, libera a adrenalina. O que a gente viu é esse estresse, seja ele físico ou mesmo psicológico, leva à ativação dessa cascata e é a ativação desse sistema que vai lá no folículo piloso mexer com as células que produzem melanina. Quanto mais você ativa esse sistema, mais branco fica seu cabelo”, ele explica.

Como prevenir?

“Ainda não existe nenhuma tecnologia ou recurso que comprovadamente consiga reverter os cabelos brancos”, explica Maria Cecília. Entretanto, ela dá algumas dicas de como prevenir que eles apareçam precocemente.

“Recomenda-se manter um estilo de vida saudável com exercício, alimentação variada, evitar tabagismo, consumo excessivo de carboidratos e de alimentos ultraprocessados e ter uma riqueza e uma variedade na ingestão de verduras, legumes, frutas, cereais e também de alimentos derivados de animais que contêm algumas vitaminas e alguns outros nutrientes que são imprescindíveis para saúde. Para prevenir o cabelo branco, na realidade, o que nós podemos fazer é manter um estilo de vida saudável”, recomenda.