O legado de um físico brasileiro para a astronomia

João Steiner explica como o conhecimento sobre a evolução das estrelas avançou com o trabalho de Mário Schenberg

 28/07/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Um grande nome brasileiro deu importantes contribuições para a ciência mundial. Além de trabalhos importantíssimos na física, sua área de origem, Mário Schenberg (1914-1990) também deixou um legado relevante para a astronomia e a astrofísica.

Em sua coluna semanal na Rádio USP, o professor João Steiner destaca o trabalho de Schenberg, seu amigo pessoal, no entendimento de como se dá a evolução das estrelas. Ele lembra também que Schenberg ajudou a descrever as reações nucleares que acontecem durante a explosão de uma supernova (evento que se dá durante os estágios finais de algumas estrelas), incluindo no modelo a participação do neutrino, partícula elementar da matéria até então não considerada.

Ouça em “Entender Estrelas” no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.