Negociações entre Mercosul e União Europeia prometem avançar

O embaixador Rubens Barbosa mostra-se otimista em relação aos resultados do encontro que tem início nesta semana, em Assunção

Tem início nesta semana, em Assunção, as negociações envolvendo o Mercosul e a União Europeia, as quais vêm de longa data. A expectativa, no entanto, é positiva, segundo o embaixador Rubens Barbosa em sua coluna “Diplomacia e Interesse Nacional”. Reuniões recentes ocorridas em Buenos Aires e Bruxelas pavimentaram o caminho para esta no Paraguai, que deverá tratar de alguns pontos importantes.

De acordo com Rubens Barbosa, os maiores impasses para se chegar a um acordo residem nas áreas agrícola e de bens industriais, além da questão tarifária. No entanto, “há uma predisposição dos dois lados em avançar essas negociações”, até porque a França e outros países europeus reduziram suas resistências, o mesmo ocorrendo pelo lado do Mercosul. De modo que fica aberto o espaço para algumas negociações delicadas e pontuais, como as que envolvem o comércio eletrônico e o setor automobilístico.

O embaixador observa que as negociações entre os dois blocos são importantes para tirar o Mercosul e o Brasil do isolamento em que estão confinados. Ouça a coluna, na íntegra, no link acima.

Textos relacionados