Nasa tem muito a comemorar em seus 60 anos

A agência conseguiu expandir sua área de atuação por meio de uma tecnologia cujos benefícios são sentidos ainda hoje

 05/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Há 60 anos, nascia a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), com a missão de fomentar pesquisa, descoberta e exploração espacial. A pergunta que se faz é se a tecnologia desenvolvida por ela trouxe avanços em produtos do nosso dia a dia. A resposta é sim. Segundo o professor Glauco Arbix, a NASA produziu milhares e milhares de inovações em diferentes áreas, especialmente na de novos materiais, mas também nas de odontologia e alimentação, entre outras. Para o colunista, isso ilustra com perfeição como a inovação tecnológica, criada para um determinado objetivo ou produto, pode ser transformada e utilizada em outras áreas.

É uma característica da tecnologia nem sempre obedecer ao objetivo primeiro de seu pesquisador, como tantos exemplos já demonstraram. A empresa que inova consegue expandir sua atuação, atingindo áreas diversas, que nem sempre estão ou estavam em seu campo de atuação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.