Músico curitibano estuda viola caipira de dez cordas

O programa Revoredo desta quinta-feira, 6 de junho, apresenta o trabalho do violeiro curitibano Emiliano Pereira, intitulado Clareando.

Formado em música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Pereira realiza, desde 2007, pesquisas a respeito dos toques, ritmos e sonoridades da viola caipira de 10 cordas, desde suas tradições até sua expressão mais contemporânea.

Em Clareando, obra produzida de forma independente, o violeiro integra a música caipira, o rock e a world music, além de ritmos, como a guarânia, o galope, até músicas inspiradas no fandango paranaense e no pagode de viola. Compõem a musicalidade da programação as faixas: “Cordel”, “Clareando”, “Recordações de Irapuru”, “Nas águas do Varadouro”, “Roseira” e “Sabiá Laranjeira”

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.

Este post foi modificado as 10/06/2019 12:01