Missão da Nasa acha primeiro exoplaneta do tamanho da Terra

Tess, o satélite espacial da Nasa, registrou de maneira inédita a existência de um planeta que pode ter características semelhantes ao nosso

 17/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Mais um exoplaneta foi descoberto pela missão Tess (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Trânsito de Exoplanetas), da Nasa. A novidade é que se trata do primeiro planeta encontrado fora do nosso sistema solar que tem uma dimensão parecida à da Terra. Nomeado como HD 21749c, ele está em um sistema relativamente próximo, e o estudo foi feito por uma equipe internacional de astrônomos, que publicou o achado no Astrophysical Journal Letters.

Nesta edição de Entender Estrelas, João Steiner conta a importância desta descoberta e o que já se sabe sobre o planeta encontrado.

Clique no player acima para ouvir o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.