Missão da Nasa acha primeiro exoplaneta do tamanho da Terra

Tess, o satélite espacial da Nasa, registrou de maneira inédita a existência de um planeta que pode ter características semelhantes ao nosso

Mais um exoplaneta foi descoberto pela missão Tess (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Trânsito de Exoplanetas), da Nasa. A novidade é que se trata do primeiro planeta encontrado fora do nosso sistema solar que tem uma dimensão parecida à da Terra. Nomeado como HD 21749c, ele está em um sistema relativamente próximo, e o estudo foi feito por uma equipe internacional de astrônomos, que publicou o achado no Astrophysical Journal Letters.

Nesta edição de Entender Estrelas, João Steiner conta a importância desta descoberta e o que já se sabe sobre o planeta encontrado.

Clique no player acima para ouvir o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 217
  •  
  •  
  •  
  •