Mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo têm autismo

Cuidados na primeira fase colaboram para desenvolvimento de crianças com autismo, diz especialista

 03/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre autismo. O professor explica que “o autismo é uma desordem bem variável do desenvolvimento neurológico, caracterizada por problemas de interação social, comunicação e por comportamentos repetitivos e restritos”.

Segundo Pontes Neto, “mesmo os pacientes tendo problemas em alguns aspectos sociais, por outro lado, têm uma inteligência igual ou superior às demais pessoas para realizar tarefas específicas, como, por exemplo, cálculo e desenho”.   

“Os sintomas podem ser detectados já na infância. Os pais podem observar que a criança tem dificuldade para realizar alguns marcos que são característicos daquela fase”, diz o professor Pontes Neto, que adverte: “Se detectado algum sintoma de autismo, a criança deve ser encaminhada imediatamente para um neurologista”. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.