Inteligência Artificial na indústria dinamiza e otimiza busca por soluções e alternativas imediatas

Paulo Miyagi conta que as novas tecnologias potencializam a produtividade e auxiliam na busca por fornecedores em caso de adversidades como catástrofes e guerras, mas evolução demanda mais investimentos

 15/03/2022 - Publicado há 2 anos
Com a Inteligência Artificial, as empresas podem explorar melhor seu potencial de produtividade – Pixabay – Arte: Ana Júlia Maciel/ Jornal da USP
Logo da Rádio USP

Grandes empresas e indústrias testam a Inteligência Artificial (IA) e o sensoriamento remoto para melhorar a cadeia de suprimentos (supply chain). A aplicação dessas tecnologias deve otimizar o caminho dos produtos, da matéria-prima ao consumidor final.

Paulo Miyagi – Foto: Arquivo pessoal

O professor Paulo Miyagi, de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), explica que a cadeia de suprimentos é uma rede de fornecedores de produtos e serviços para as empresas.

Com a Inteligência Artificial, que consiste em um sistema que utiliza dados e informações coletadas para auxiliar na tomada de decisões, as empresas podem explorar melhor seu potencial de produtividade. Em situações adversas que afetam a cadeia logística e o fornecimento de produtos, como catástrofes e guerras, a tecnologia dinamiza e otimiza a busca por soluções e alternativas imediatas.

Miyagi conta que entram nos cálculos graus de confiança, por isso todas as empresas da cadeia, mesmo as menores, deveriam investir nessas tecnologias. “Não basta mostrar que pode ou não fornecer, tem que mostrar um histórico de lealdade e confiança que ela tem com seus parceiros”, afirma ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

O cenário brasileiro, segundo o professor, está em evolução, mas tem potencial para ser muito mais desenvolvido. “Existe um mercado consumidor e existe a necessidade de ter sistemas de fornecimento de produtos aqui também”, conta. “A gente poderia estar melhor e temos que investir mais”, afirma Miyagi. “Como a gente vai fazer isso é uma discussão que tem sido o desafio de todos os governos.”


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.