Implantação de 5G é oportunidade do Brasil avançar em áreas como agricultura, saúde e indústria

Quarta mesa de debate do ciclo “A Implantação de 5G no Brasil”, a ser realizado na USP, questiona as implicações políticas da adoção e implantação da tecnologia no Brasil, elemento que vai afetar todos os aspectos da sociedade social e econômica

08/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 10/02/2021 as 17:07
A  tecnologia 5G, que está se iniciando no mundo inteiro, é uma mudança tecnológica não só no uso de celulares e na velocidade de conexão – Foto: portal gda via Flickr – CC
Logo da Rádio USP

A chegada da tecnologia 5G no Brasil deve expandir ainda mais o mercado de novas tecnologias, mas também ajudará outras áreas de serviços, que aproveitariam o avanço para ter uma conexão mais veloz e eficiente. No intuito de discutir a implantação dessa tecnologia no País, a Escola Politécnica (Poli), o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP estão organizando um ciclo de debates chamado A Implantação de 5G no Brasil. Em sua quarta mesa, o debate será focado nas implicações políticas da adoção e implantação do 5G no Brasil.

“O processo do 5G está se iniciando no mundo inteiro, em que há uma parte regulatória, uma parte de políticas publicas e uma outra parte de implementação. O 5G é uma mudança tecnológica não só no uso de celulares e na velocidade de conexão, mas de toda uma mudança tecnológica que vai afetar a saúde, vai afetar a agricultura, a indústria, serviços financeiros e todos os demais aspectos da sociedade social e econômica”, explica o professor Stefan Salej, do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) do IRI-USP e vice-presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

+ Mais

Tensões ligadas à tecnologia 5G podem acarretar sanções econômicas para o Brasil

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Salej comenta que precisamos saber o que vamos fazer com essa nova tecnologia e que este elemento vai ser a base do desenvolvimento social em um primeiro momento. Dois questionamentos norteiam a implantação: o que isso vai significar para o cidadão comum e o que vai significar para a nação em termos de desenvolvimento econômico. O professor afirma que essa “é a possibilidade do Brasil passar para um outro estágio de desenvolvimento”.

Devido aos problemas sociais e econômicos do Brasil, uma parcela significativa da sociedade não participará dos passos de regulação, debate e implantação. Juntando-se a isso, temos a ausência de investimentos, por parte do governo, no setor tecnológico.

O ciclo de discussão A Implantação de 5G no Brasil envolve a sociedade civil, o governo e a academia. O evento será gratuito, on-line, com transmissão ao vivo pelo site do IEA-USP e exige inscrição prévia. Para saber mais informações sobre a quarta mesa de debate, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, clique aqui.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.