Fintech prospera ao explorar serviço deficiente de outros bancos

As Fintechs surgiram para explorar mercados não cobertos por empresas tradicionais

 27/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP
Serviços financeiros – Foto: CC0/Creative Commons

Segundo o coordenador do eLab, Laboratório de Inovação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Bruno Saramago, as Fintechs surgem para explorar mercados não cobertos pelas empresas tradicionais do mercado financeiro. Sem agências físicas segundo o modelo clássico, essas empresas focam no atendimento ao cliente e na tecnologia (serviços de empresas tradicionais com maiores taxas  de reclamações). Ao oferecer crédito com menores taxas, as Fintechs também se beneficiam da atração do brasileiro pelas empresas de tecnologia.

Bruno explica que a regulamentação das atividades desses empreendimentos poderá garantir a segurança jurídica e, aliada a um ambiente macroeconômico favorável, obter incrementos aos seus serviços.

Ele destaca o sucesso das fintechs e dá o exemplo da Amazon como empresa que, em seu início, explorou serviços não satisfatórios de companhias tradicionais e hoje já se expandiu para outros mercados.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.