Febre suína pode intensificar exportação de carne para a China

Vírus está infectando porcos e afetando a produção agropecuária local

25/04/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Pequim – Foto: xiquinhosilva/Flickr-CC

A China está passando por um grande surto de peste suína africana, o que tem prejudicado sua produção de carne proveniente de porcos. Devido a isso, o presidente executivo da BRF, Pedro Parente, declarou acreditar na alta da exportação brasileira. Sergio de Zen, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq-USP), comenta sobre a chance de o Brasil se beneficiar com o caso.

Para que a exportação aumente, o Brasil teria que providenciar a certificação de novas plantas, pois atualmente o País tem apenas uma unidade da BRF com permissão de exportar, que está localizada em Santa Catarina. Uma equipe chinesa vistoria a planta e autoriza, ou não, a entrada do produto no país asiático.

A Esalq-USP fechou recentemente convênio com outras universidades chinesas, com o intuito de desenvolver pesquisas conjuntas. A Esalq está entre as cinco melhores faculdades de agricultura do mundo, juntamente com uma chinesa, no entanto, somente a instituição brasileira pratica a agricultura tropical.

Ouça a matéria na íntegra no link acima.