Dom Paulo Evaristo Arns, um ícone da democracia e dos direitos humanos

Nascido em Forquilhinha, no interior de Santa Catarina, o quinto filho dos agricultores Gabriel Arns e Helena Steiner, ao todo, o casal teria 16 filhos, mas dois deles fariam parte da história do País: dom Paulo e Zilda Arns

17/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 20/09/2021 as 13:38

Dom Paulo Evaristo Arns – Foto: Flickr

Há exatamente um século – dia 14 de setembro de 1921, para ser bem exato – nascia, na distante Forquilhinha, no interior de Santa Catarina, o quinto filho dos agricultores Gabriel Arns e Helena Steiner. Ao todo, o casal teria 16 filhos, mas dois deles fariam parte da história do País: uma, a médica pediatra e sanitarista Zilda, a décima terceira da prole, que morreria aos 75 anos no terremoto do Haiti em 2010. E aquele quinto filho, Paulo Evaristo, que se tornaria um ícone dos direitos humanos e da luta pela democracia no Brasil, conhecido como o cardeal arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns.

Frade franciscano, dom Paulo, que morreu em 2016 aos 95 anos, não só comandou por décadas a maior arquidiocese do País – até ser dividida, em finais dos anos 1980, pelo papa João Paulo II – como também foi o líder espiritual e, por que não? – físico do rebanho de ovelhas que não tinham voz nem liberdades, durante os anos de chumbo da ditadura militar. A cerimônia ecumênica que ele realizou em 1975 ao lado do pastor presbiteriano Jaime Wright e do rabino Henry Sobel em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog – assassinado nos porões do DOI-Codi paulista – se tornou um marco em prol dos direitos humanos e na luta contra a truculência dos governantes de então. Mas dom Paulo foi além: ao lado de Wright, ele coordenou entre 1979 e 1985, de forma clandestina, o projeto Brasil: Nunca Mais, que tinha como objetivo evitar o possível desaparecimento, durante o processo de redemocratização do País, de documentos sobre a ditadura e sobre as violações cometidas nas duas décadas de regime militar. O projeto acabou gerando um livro basilar com o mesmo nome.

Por ações assim é que dom Paulo empresta seu nome à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – ou, simplesmente, Comissão Arns. Homenagem mais do que justa.

Ouça abaixo depoimentos sobre a importância de dom Paulo Evaristo Arns:

Manuela Ligeti Carneiro da Cunha – Foto: IEA

Manuela Ligeti Carneiro da Cunha

Professora de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns

Logo da Rádio USP

“Dom Paulo é uma inspiração para todos nós que participamos da comissão que leva o nome dele e respectivamente da nossa diversidade política […] ele foi um homem que colocou os direitos humanos acima de qualquer outra consideração. Foi um bispo que usou sua alta função e prestígio pessoal para acolher e proteger perseguidos não só do Brasil, ele foi superimportante para refugiados argentinos […] Ele faz muita falta hoje […].”

Pedro Dallari – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Pedro Dallari

Professor de Direito Internacional do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo

Logo da Rádio USP

“Dom Paulo teve uma importância muito grande na resistência contra a ditadura militar e na luta pela recuperação da democracia no Brasil […] Há vários aspectos de sua atuação que podem ser realçados. Um dos aspectos em particular, que me parece muito importante, é sua defesa do ecumenismo religioso na luta pela democracia; dom Paulo percebeu com toda clareza que a luta pela democracia deveria envolver toda a sociedade. Ao mobilizar a Arquidiocese de São Paulo e a Igreja Católica de São Paulo, ele teve a lucidez de envolver outras religiões, sendo seus parceiros nessa militância, por exemplo, o rabino Henry Sobel e o reverendo presbiteriano James Wright, como demonstração que a luta pela democracia deveria ser de toda a sociedade […].”

Ricardo Alexino Ferreira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ricardo Alexino Ferreira

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP

Logo da Rádio USP

“Falar sobre dom Paulo Evaristo Arns, que foi Arcebispo Emérito de São Paulo, é falar de um militante feroz dos direitos humanos […] um humanista e intelectual […] Um homem que enfrentou com muita coragem a ditadura militar, provocando a ira dos ditadores e dos que eram contra os direitos humanos […] No Brasil de hoje eu fico pensando quais seriam as reações de dom Paulo Evaristo Arns? Acredito que deveria estar lutando arduamente para garantir os direitos constitucionais e os direitos humanos […].”

Colaboração: Paulo Capuzzo e Marcello Rollemberg