Inês Amarante fala sobre Flora Tristán, feminista do século 19

A convidada desta edição do “Diversidade em Ciência” também fala sobre rádio e sua interseção com a educação

 

 

Inês Amarante fala sobre Flora Tristan, feminista do século 19 – Foto: Arquivo pessoal

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Inês Amarante, professora da área de Comunicação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sobre a escritora Flora Tristán (1803 a 1844), considerada uma das mais importantes autoras das questões da mulher na primeira metade do século 19. É autora das obras A União Operária (1843) e A Emancipação da Mulher (publicada depois de sua morte, em 1846). Também é considerada uma mulher viajante: nasceu em Paris, passou por Cabo Verde (África) e viveu no Peru. Durante a entrevista, Maria Inês fala também sobre o rádio e sua interseção com a educação, e sobre o seu livro Rádio Comunitária na Escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã, lançado pela Editora Intermeios.

Escritora Flora Tristán – Foto: Arquivo Nacional via Wikimedia Commons

A entrevistada Maria Inês Amarante tem graduação em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica; é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; é radialista especializada em produções socioculturais, educativas e formação radiofônica comunitária. Lecionou Língua Portuguesa em Timor-Leste e pertenceu ao leitorado em Cabo Verde, ministrando disciplinas de língua portuguesa na Universidade de Cabo Verde.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas da manhã, e aos sábados, às 14 horas. Tem direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O programa é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da ECA-USP.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.