Dia da Criança é um bom motivo para dar livro de presente

Na data, também se comemora o Dia Nacional da Leitura, criado para estimular o hábito entre crianças e adultos

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Dia 12 de outubro é o Dia da Criança, isso todo mundo sabe. O que muita gente nem desconfia é que nessa data também se comemora o Dia Nacional da Leitura, criado pela lei federal de 2009 com o objetivo de incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos.

Dia da Criança e o Dia Nacional da Leitura caem na mesma data e são um bom motivo para presentear com um livro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope no ano passado, indica aumento no número de leitores na faixa etária entre 18 e 24 anos, que era de 53%, em 2011, para 67%, em 2015.

Um dos dados mais curiosos da pesquisa indica que adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto, cerca de 42%, seguidos por crianças de 5 a 10 anos, com índice de 40%.

A professora do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Elaine Assolini, acha interessante o fato de o Dia da Criança e o Dia Nacional da Leitura caírem na mesma data.

Para ela, livro pode ser um bom presente, mas o mais importante é que os pais sirvam de exemplo para despertar na criança o gosto pela leitura.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados