Conjuntivite pode ser a causa dos olhos vermelhos

Professor diz que cuidados com a higiene das mãos são formas simples de prevenção da conjuntivite

 04/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre conjuntivite. O professor explica que a conjuntivite pode acometer apenas um dos olhos ou até os dois. A princípio, os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes com a sensação de areia no local.  

A conjuntivite infecciosa é muito comum e pode passar para outras pessoas pelo ar ou pelo contato com o local. Possui dois tipos, a viral, que é transmitida pelo vírus conhecido como adenovírus, pelo contato com as secreções oculares e também através de tosse e espirro do paciente infectado; e a bacteriana, transmitida pelo contato pessoal com a bactéria.

Segundo o professor, “o uso de lentes de contato por tempo muito prolongado, a presença de maquiagem que não foi retirada de um dia para o outro, o contato com resíduos químicos e outras ações são formas de contato com potenciais irritantes que causam a conjuntivite”. Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.