Congresso de Graduação quer levar USP para além de seus muros

Para pró-reitor de Graduação, uma das intenções do evento é mostrar como a USP contribui para o ensino médio

18/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/05/2018 as 10:44

jorusp

Logo da Rádio USP

O 4º Congresso de Graduação da USP, que acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, terá como tema “Buscando a transdisciplinaridade na construção do conhecimento” e tem como propostas reunir profissionais da USP e de outras instituições de ensino superior que tenham experiências e inovações no ensino de graduação para compartilhar e discutir. O congresso pretende ter uma abordagem ampla, com os mais variados assuntos relacionados ao ensino de graduação. Edmund Baracat, professor da Faculdade de Medicina (FM) e pró-reitor de Graduação da USP, falou sobre o evento.

O professor explica que o Congresso de Graduação da USP está mudando de perfil, passando da interdisciplinaridade para a transdisciplinaridade na construção do conhecimento. Segundo ele, a intenção do evento é levar a USP para fora dos seus muros, aproximando-a cada vez mais do ensino médio. Uma das ações é o Programa Vem pra USP!, que traz os estudantes do ensino médio para conhecerem a Universidade e participarem da Competição USP de conhecimento, uma prova realizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), em que os vencedores ganham o direito de realizar o vestibular da USP sem custo. Além disso, no 4º congresso, haverá uma sessão específica para professores do ensino médio, com a intenção de mostrar como a Universidade pode contribuir com esses professores em relação a tecnologias inovadoras no ensino.

O Pró-reitor ressalta que, para os professores da USP, haverá a submissão de trabalhos que contam com a participação de pós-graduandos. O prazo foi estendido e os professores podem enviar seus trabalhos até o dia 27 de maio. Para mais informações, acesse o site do evento.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.