Momento Tecnologia #08: Futuro das redes elétricas é integração

As redes elétricas inteligentes vêm ganhando espaço em vários países. Aqui no Brasil, grupos da Escola Politécnica da USP estudam esses sistemas integrados de energia, que prometem facilitar a atuação das empresas geradoras e também oferecer vantagens quando aplicadas no cotidiano da população. Em um futuro próximo, pesquisadores acreditam toda medição será feita por sensores dotados de inteligência, capazes de identificar falhas na rede e informar o consumidor a respeito de seus gastos com energia elétrica

30/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 14:27
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #08: Futuro das redes elétricas é integração
/

Redes elétricas inteligentes – smart grids, em inglês – são uma tecnologia na qual a energia elétrica passa a ser gerenciada por meio de sistemas de informática. Os resultados são uma melhor comunicação entre consumidor e empresa geradora, além de maior confiabilidade.

Nesta edição do podcast Momento Tecnologia, pesquisadores explicam o conceito de smart grid e quais são as vantagens de ter uma rede integrada. Além disso, são exploradas as possibilidades e impactos da aplicação dessa tecnologia no cotidiano.

Participam da discussão os professores Giovanni Manassero, do Laboratório de Pesquisa em Proteção e Automação de Sistemas Elétricos (LPROT) e Nelson Kagan, do Núcleo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes (NAPREI). Ambos coordenam projetos da Escola Politécnica da USP cujas pesquisas já foram aplicadas na sociedade, seja por meio de prestação de serviços a empresas ou por parcerias com a Associação Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Quinzenalmente, às terças-feiras às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

Reportagem e apresentação: Laura Alegre

Edição de Áudio e Sonorização:  Rafael Simões