Colunista comenta a globalização do terror pelas redes sociais

Marília Fiorillo analisa atentado no Sri Lanka, apontando ações organizadas de grupos terroristas em diferentes países

 26/04/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, a professora Marília Fiorillo comenta sobre o atentado ocorrido no Sri Lanka, no domingo de Páscoa, que vitimou mais de 250 pessoas. A colunista aborda a questão refletindo sobre as ações de recrutamento de grupos terroristas nas redes sociais.  De acordo com a professora, especialistas em segurança internacional asseguram que há evidências de que “este atentado consolida uma nova fase da globalização e do terror através das redes sociais”.

Para contextualizar sua análise, a professora explica a composição religiosa da população do Sri Lanka, mostrando que a guerra civil ocorrida no país foi separatista e não religiosa. Também comenta sobre o incremento do turismo após a pacificação, o que pode explicar os ataques aos hotéis.

Acesse o link acima para acompanhar o comentário completo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.