Atraso no censo demográfico gera impactos na vacinação contra covid-19

Paulo Lotufo afirma que, com o censo, a vacinação poderia ter sido mais rápida e mais bem distribuída

19/11/2021 - Publicado há 2 anos
IBGE – Foto: Flickr /Fotomontagem Jornal da USP
Logo da Rádio USP

O Censo Demográfico, feito pelo IBGE, demonstra como estão as condições de vida da população. O último saiu em 2010 e a previsão para o próximo é em 2022. Por ser tão importante a estudos, economia e políticas públicas é necessário que esses dados estejam atualizados. Na pandemia, era uma referência essencial ao InfoVid, notas e informações sobre a covid-19.

O  professor Paulo Lotufo, epidemiologista e diretor do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, falou dos problemas que isso pode gerar à área da saúde, em especial com relação à pandemia. “Tivemos impacto da pandemia, que foi o aumento da mortalidade nas faixas [etárias] maiores e a redução da natalidade. Então, são dois fenômenos que não temos muita noção de como aconteceram”, afirma.

Para o professor, além da composição populacional e das faixas etárias mais afetadas, outro problema é a gestão dos imunizantes. “Nós temos que saber exatamente o número de crianças na faixa etária das doenças imunopreveníveis, porque nós precisamos comprar vacina, precisamos ter um estoque de vacina, pois elas são caras e lábeis”, destaca. Ao final, ele completa dizendo que a vacinação poderia ter sido mais rápida e mais bem distribuída.

Jornal da USP no Ar