Atividade física deve ser compreendida como direito social

Relatório de órgão da ONU aponta necessidade de ampliar o acesso à prática esportiva de lazer no Brasil

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elaborou, com participação de professores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil 2017. O documento relaciona a prática de atividade física esportiva com o  Índice de Desenvolvimento Humano.

O professor da EEFE-USP, Edison Manoel de Jesus,  integra a equipe de redatores do relatório e destaca a importância de políticas públicas que permitam às pessoas terem acesso a atividades físicas esportivas. Segundo ele, as pessoas já têm consciência da necessidade da atividade, mas é preciso que haja oferta desse direito para além das classes mais abastadas.

Edison comenta que é possível tomar medidas nesse sentido. Uma mudança conceitual da educação física escolar, ampliando as possibilidades da prática,  é uma delas. Na área governamental, é preciso rever a estrutura do Ministério dos Esportes, evitando que a maior parte dos recursos seja enviada apenas para o esporte de alto rendimento.

O relatório será lançado nesta terça-feira (28), às 11h15, no V Ciclo de Conferências em Educação Física e Esporte, no Auditório José Geraldo Massucato – Bloco B – da EEFE-USP. Na quarta-feira (29), serão realizadas leituras do relatório, às 9h, na Sala 1 do Bloco B da EEFE-USP.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados