As inspirações e contradições do Rock Progressivo

Influenciado por diversos gêneros, Rock Progressivo sempre teve sua criatividade questionada

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo segue falando sobre sobre o Rock Progressivo, um subgênero do rock que surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra.

De acordo com o professor De Vivo, o Rock Progressivo tem a influência de diversos gêneros musicais, como Hard Rock, Blues, Rock Psicodélico, Blues-Rock e Free Jazz, uma de suas características mais marcantes é a duração das músicas, que podem passar dos 20 minutos.

De Vivo também conta que os integrantes das bandas do gênero são sempre muito técnicos e criativos, sendo referências para demais gêneros. Este fato cria um certo embate entre os conservadores e os mais excêntricos do Rock, uma vez que a liberdade criativa tem diferentes visões para eles.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.