Documentário aborda o jazz através de Zuza Homem de Mello

Apresentador de “Playlist do Zuza” falou na Rádio USP sobre o filme que estreia no dia 5 de novembro, no Rio

31/10/2018 - Publicado há 5 anos

O jornalista, escritor e musicólogo Zuza Homem de Mello é o personagem principal do documentário Zuza Homem de Jazz, que será lançado no Festival do Rio, no dia 5 de novembro. Produzido pela Cine Group, com direção de Janaina Dalri, o filme mostra, através da história de vida de Zuza, a trajetória do jazz e a influência desse ritmo na música brasileira.

Nos anos 50, Zuza Homem de Mello estudou na School of Jazz – onde foi aluno do contrabaixista Ray Brown – e na Juilliard School of Music, ambas nos Estados Unidos. Fez estágio na Atlantic Records, em Nova York, e nessa cidade assistiu a shows de astros do jazz como Duke Ellington, Billie Holiday, Miles Davis, Thelonious Monk e John Coltrane, entre outros. Atualmente, Zuza é produtor e apresentador do programa Playlist do Zuza, transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) às sextas-feiras, às 17 horas, com reapresentação no sábado, às 10 horas.

Zuza Homem de Mello: paixão pelo jazz – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Sobre o documentário, Zuza conversou com a radialista Miriam Ramos no programa Via Sampa, da Rádio USP, no último dia 30 de outubro.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

O documentário Zuza Homem de Jazz será lançado no dia 5 de novembro, segunda-feira, às 18 horas, em sessão para convidados na Estaçao NET Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52), no Rio de Janeiro, durante o Festival do Rio. Haverá outra sessão, com debate, no dia 6 de novembro, terça-feira, às 15h30, na Estação NET Rio (Rua Voluntários da Pátria, 35), também no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o lançamento do documentário será no dia 30 de novembro, sexta-feira, às 20 horas, no Instituto Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149).