Aniversário de Darwin e Antropoceno inspiram eventos pela USP

Na sua coluna “Sustentáculos”, Zé Eli fala da importância de temas originais da biociência para outras áreas do conhecimento

15/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, José Eli da Veiga traz dicas direcionadas aos alunos da USP e de fora dela.

No dia 12 de fevereiro, é comemorado o aniversário de Charles Darwin, cientista nascido em 1809. Em universidades pelo mundo todo, a data é marcada por homenagens e comemorações – é o Darwin Day. No Brasil, por se tratar de um período de férias estudantis, o 12/02 costuma passar despercebido. Neste ano, porém, um grupo de professores está organizando um evento comemorativo, no dia 21 de fevereiro, no prédio da Veterinária. A ideia é disseminar o significado do pensamento darwiniano hoje e a importância da revolução científica produzida por Darwin.

Além disso, nos meses de março e abril, acontecerá, no Instituto de Energia e Ambiente, uma série de seminários sobre o Antropoceno, período geológico que sucede o Holoceno. Diferentemente do que se acredita, não é só aos geólogos que o tema pode interessar.

A coluna completa pode ser ouvida no áudio acima.