Aniversário de Darwin e Antropoceno inspiram eventos pela USP

Na sua coluna “Sustentáculos”, Zé Eli fala da importância de temas originais da biociência para outras áreas do conhecimento

Na coluna desta semana, José Eli da Veiga traz dicas direcionadas aos alunos da USP e de fora dela.

No dia 12 de fevereiro, é comemorado o aniversário de Charles Darwin, cientista nascido em 1809. Em universidades pelo mundo todo, a data é marcada por homenagens e comemorações – é o Darwin Day. No Brasil, por se tratar de um período de férias estudantis, o 12/02 costuma passar despercebido. Neste ano, porém, um grupo de professores está organizando um evento comemorativo, no dia 21 de fevereiro, no prédio da Veterinária. A ideia é disseminar o significado do pensamento darwiniano hoje e a importância da revolução científica produzida por Darwin.

Além disso, nos meses de março e abril, acontecerá, no Instituto de Energia e Ambiente, uma série de seminários sobre o Antropoceno, período geológico que sucede o Holoceno. Diferentemente do que se acredita, não é só aos geólogos que o tema pode interessar.

A coluna completa pode ser ouvida no áudio acima.