Vida e obra de Darwin são temas do Museu de Zoologia em fevereiro

No mês de aniversário do naturalista inglês, museu da USP promove oficinas, palestras e atividades temáticas

 15/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O Museu de Zoologia da USP: atividades para lembrar os 209 anos do criador da teoria da evolução – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Costumeiramente, os meses de fevereiro são recheados de atrações no Museu de Zoologia (MZ) da USP, tudo em homenagem ao aniversário de Charles Darwin (1809-1882), naturalista britânico famoso por propor a teoria da evolução das espécies. Neste ano, as atividades vão de oficinas a palestras, do lúdico ao acadêmico. Todos os eventos são gratuitos.

No Brasil, o Museu de Zoologia da USP é pioneiro nas comemorações do Darwin Day, que ocorrem em todo o mundo. As celebrações começaram em 14 de fevereiro de 2005, com um evento realizado graças a uma parceria entre o museu e a Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. Em 2006, o Darwin Day chegou também ao calendário paulista.

Márcia Lourenço, Vanessa Sakai, Felipe Elias e Rosângela Cavalcanti, educadores do Museu de Zoologia da USP: Darwin de forma fácil, didática e divertida – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
No ano do bicentenário do cientista, em 2009, o Museu de Zoologia promoveu uma exposição, separada em módulos, que ocupou todo o espaço do museu e foi responsável por reunir grande parte do material de estudo darwinista presente no Brasil. A mostra, de enorme sucesso, passou de maneira fragmentada por outros museus e universidades, como o Catavento e a Unicamp, fornecendo, até hoje, conteúdo para homenagear Darwin.

“O problema encontrado nas celebrações do Darwin Day era o Carnaval. Muitas vezes, o aniversário do naturalista, dia 12 de fevereiro, coincidia com o feriado, o que acabava afastando algumas pessoas dos eventos”, comenta Felipe Alves Elias, pesquisador do Museu de Zoologia.

A solução encontrada foi transformar o dia de homenagens em um mês. Agora, o Darwin Day Brasil acontece durante todo fevereiro no Museu de Zoologia da USP. 

Acervo em exposição no Museu de Zoologia da USP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Darwin Day 2018 — Oficinas de Interação Animal

Sem abandonar o ritmo carnavalesco, as comemorações do Museu de Zoologia começaram no sábado, dia 10 de fevereiro, com a promoção de uma oficina de máscaras. Crianças, jovens e adultos aproveitaram o feriado para confeccionar adereços para a folia em homenagem ao naturalista, com temas que perpassaram do jovem Darwin ao idoso.

A ideia da oficina é mostrar que o cientista também faz parte de uma cultura popular, como exibido em um dos cinco boxes científicos espalhados pelo espaço. Capas de revista, bonecos, DVDs, ilustrações e histórias infantis fazem parte da caixinha Darwin é Pop!, provando que o pesquisador está presente em nosso cotidiano e faz parte de nossa educação.

Além da Pop, outras quatro caixinhas trazem temas como a viagem do Beagle – o navio que transportou Darwin numa volta ao mundo entre 1831 e 1836 -, a obra do naturalista para além da teoria da evolução e algumas curiosidades, como as coleções e a incomum paixão de Darwin por besouros.

Assim como os boxes, dez desafios estão espalhados pelo museu durante todo o mês de fevereiro. As charadas fazem parte da parceria entre o Museu de Zoologia e o quadrinista Carlos Ruas — conhecido por desenhar sobre temas como ciência e religião. 

Desafios fazem parte das brincadeiras destinadas às crianças – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Acompanhando a tirinha, uma pergunta busca colocar uma pulga atrás da orelha dos visitantes. 
“Você consegue encontrar o local da exposição que trata da diversidade genética? Que espécie é usada como exemplo?” O mais interessante é que a resposta está ali mesmo, no conteúdo disponibilizado pelo museu. Basta procurar. Dica: peça ajuda aos monitores..

Aos que preferem solucionar desafios em conjunto, caçadas com o grupo educativo do museu acontecerão nos dias 17, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, das 14h às 16h. 

Paralelamente à caçada, outras atividades estarão ocupando a Sala de Descobertas do Museu de Zoologia. No dia 21, uma oficina de extração de DNA possibilitará aos participantes entrar em contato com o material genético de morangos. Na quinta, 22, voluntários confeccionam brinquedos na temática de Darwin. Sexta-feira, dia 23, o museu separa parte de seu acervo para uma oficina de manipulação — é o momento de tocar no fóssil de uma extinta preguiça gigante. E, para encerrar, no dia 24, o cartunista Fábio Coala irá ensinar os presentes a desenharem seus animais favoritos. 

Vídeo no Museu de Zoologia ensina a teoria da evolução – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Academia participa da festa

Saindo do âmbito lúdico, um ciclo de palestras está confirmado no mês de homenagens ao naturalista. No dia 21, às 15 horas, a professora Maria Isabel Landim, do Museu de Zoologia, dará a palestra Quem foi Charles Darwin?. No dia 22, também às 15 horas, o palestrante será o professor Nélio Bizzo, da Faculdade de Educação da USP, que abordará o tema A radicalidade da primeira edição de A Origem das Espécies: a desnaturalização do escravagismo. Já no dia 24, às 10h30, o pesquisador Felipe Elias, do Museu de Zoologia, falará sobre Darwin e o enigma da Macrauquênia: um safári pelas planícies pré-históricas brasileiras.
.

[cycloneslider id=”museu_darwin_day”]

.
A programação completa das atividades de fevereiro do Museu de Zoologia da USP está no facebook do MZUSP.

O Museu de Zoologia (MZ) da USP está localizado na Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 10h às 17h. A entrada e participação no Darwin Day são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia. Classificação etária: Livre. Para mais informações, ligue 2065-8140 ou acesse o facebook do Museu.
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.