Ana Beatriz Prudente fala sobre economia criativa e empreendedorismo social para LGBTI+, negros e mulheres

A entrevistada foi indicada ao Prêmio Luiza Mahin como ensaísta em Direitos Humanos pelas suas atividades em empreendedorismo social e em sustentabilidade ambiental

27/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 31/07/2020 as 10:49
Logo da Rádio USP

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista para esta edição do Diversidade em Ciência a empreendedora Ana Beatriz Prudente, que fala sobre os novos paradigmas da Economia Criativa e do Empreendedorismo Social e as suas aplicabilidades em segmentos das diversidades, como LGBTI+, comunidades quilombolas e grupos de mulheres e jovens periféricos.

Ana Beatriz, que é graduanda da Faculdade de Educação da USP, foi uma das sete mulheres negras homenageadas neste ano, em 25 de julho, com o Prêmio Luiza Mahin, outorgado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O Prêmio Luiza Mahin é concedido a mulheres negras comprometidas com a luta antidiscriminatória e com ações de promoção dos direitos humanos na capital. As indicações são feitas por entidades ligadas ao movimento social negro e às redes sociais negras. Ana Beatriz foi indicada pelas suas atividades em empreendedorismo social, em sustentabilidade ambiental e como ensaísta em Direitos Humanos.

Luiza Mahin, que dá nome ao prêmio, foi trazida ao Brasil como escravizada na primeira década do século 19. De origem africana Nagô, Luiza Mahin esteve envolvida nas revoltas dos Malês (1835) e  Sabinada (de 1837 a 1838), levantes de escravizados na então Província da Bahia.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. É gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

post atualizado em 29/07 às 7h53