Ministro participa de reunião com comunidade científica na USP

No dia 24 de novembro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, participou de um encontro com reitores de universidades públicas, diretores de instituições ligadas ao MCTI, dirigentes da USP e pesquisadores, promovido na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

25/11/2015 - Publicado há 8 anos
994X6779
O ministro Celso Pansera (à esquerda) e o reitor Marco Antonio Zago

O ministro foi recebido pelo reitor da USP, Marco Antonio Zago e, na reunião, ressaltou que um dos principais objetivos de sua gestão à frente do Ministério será a de estabelecer a interlocução entre os setores ligados à área e o Governo Federal. “Minha marca será a da conversa com o setor científico e produtivo. Vamos ouvir aqueles que produzem conhecimento, que sabem onde estão os melhores laboratórios, as melhores inteligências e também aglutinar os institutos e pesquisadores em torno de ideias estratégicas para o país”, afirmou.

Pansera assumiu o Ministério no último dia 6 de outubro e esta foi a primeira vez que esteve na USP. O ministro é graduado em Letras/Português – Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-graduação em Supervisão Escolar.

Durante o encontro, Pansera falou sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015, que trata da mudança na legislação referente à pesquisa. O texto tem votação prevista para o dia 25 de novembro no Senado Federal e, se aprovado, seguirá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Em seguida, o ministro respondeu a questionamentos dos dirigentes e pesquisadores.

Também participaram da reunião e compuseram a mesa o reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Julio Cezar Durigan; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich; o presidente da  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza; o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz; o professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Erney Plessman de Camargo; e o chefe do gabinete do MCTI, Carlos Azevedo.

(Foto: Ernani Coimbra)